“Dores de Campos contra a Febre Amarela” é a mobilização que a Secretaria Municipal de Saúde está preparando para o próximo sábado (27/01), com a realização de um grande mutirão de limpeza em praticamente todos os bairros da cidade, além da zona rural. Os servidores da Secretaria Municipal de Obras também já foram convocados e terão o apoio da Polícia Militar, que irá acompanhar as visitas domiciliares nos locais mais críticos.
Também no sábado (27/01), o Posto de Saúde da avenida Getúlio Vargas terá expediente especial das sete horas da manhã ao meio dia, onde serão aplicadas exclusivamente as vacinas da Febre Amarela. É importante destacar, que no último sábado (20/01) a Vigilância Epidemiológica localizou um macaco morto no Caxambu de Cima e o animal foi recolhido e enviado para análise em Belo Horizonte. De acordo com a coordenadora Júlia Reis, o resultado dos exames será anunciado nos próximos dias.
Morte em Barbacena
Morreu na manhã desta quinta-feira (25/01) o homem internado no CTI da Santa Casa de Barbacena com suspeita de Febre Amarela. O paciente, A.G.S, de 42 anos, morava no bairro de Fátima e trabalhava na Colônia Rodrigo Silva, também em Barbacena. Ele deu entrada no Hospital Regional de Barbacena no sábado (20/01) com suspeita de febre amarela e transferido para o CTI da Santa Casa de Barbacena, na segunda-feira (22/01).
De acordo com a nota da Sala de Situação Emergencial de Barbacena, “foram colhidos quatro fragmentos de biópsia hepática, que serão enviados para a FUNED, conforme normas técnicas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde”. Outras quatro pessoas seguem internas em Barbacena com suspeita de Febre Amarela.