Historiador dorense está finalizando livro sobre “Vida dos Tropeiros”

Spread the love

O historiador dorense, Helbert José Aliani Silva, o Beto Aliani, graduado em Licenciatura e Bacharelado em História, pela Universidade Federal de são João del-Rei (UFSJ) está terminando de escrever o seu primeiro livro: “Vida de Tropeiro”, inspirado em sua Tese de Conclusão de Curso (TCC) que se baseou na história do tropeirismo de Dores de Campos. Segundo o autor, a expectativa é que o lançamento possa acontecer ainda neste ano de 2019, conforme o andamento das negociações com os patrocinadores. Em 2011, Beto Aliani apresentou uma pesquisa que intitulou “tropeirismo da cidade de Dores de Campos, um Tropeirismo de Atalho”, onde demonstrou que o tropeiro dorense não utilizou a Estrada Real como o caminho principal para o escoamento dos arreios e selas produzidos no município.

Mais tarde, em 2014, em sua TCC intitulada “Tropeirismo da cidade de Dores de Campos, região do Campo das Vertentes, Minas Gerais, entre as décadas de 1890 a 1980”, ele demonstrou que a riqueza da cidade de Dores de Campos se formou às margens dos apelos turísticos da famosa Estrada Real. “Dores de Campos se distingue das cidades circunvizinhas de Tiradentes, São João del-Rei, Prados, Barbacena, Antônio Carlos, Lagoa Dourada e Resende Costa, que têm no turismo uma de suas forças econômicas”, frisou. “Dores de Campos, mesmo fazendo parte da Trilha dos Inconfidentes, inserida no âmbito da Estrada Real,  não pode ser considerada uma cidade turística, como as suas vizinhas”, comentou.

O momento econômico onde estavam inseridos os tropeiros dorenses era o da atividade do café. E as principais rotas e trajetos desses homens eram as regiões do Sul de Minas Gerais e Vale do Paraíba em São Paulo, regiões que quase não fazem parte do corredor da Estrada Real. “O Tropeiro dorense viajou pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Paraná chegando até o estado de Goiás. Sem contar o estado de Minas Gerais, logicamente. Ou seja, regiões que não eram (e não são) encampadas pela Estrada Real, que foi formada desde à época da Colônia e que teve seu fortalecimento turístico com um projeto de 1999, encampando 199 cidades dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Das 199 cidades, a maioria está em território mineiro. E, uma das maiores representatividades desta Estrada Real está, justamente, na região do Campo das Vertentes, encabeçada pelas cidades de Tiradentes e São João del-Rei, onde Dores de Campos está inserida”, revelou Beto Aliani.

Após 2014, o tema Tropeiro Dorense voltou a ser significativo na cidade de origem: Dores de Campos. Já em 2015 foi realizada a Primeira Festa do Tropeiro de Dores de Campos, organizada por Beto Aliani, Didi do Vazique Leôncio e João Antônio. Inclusive, o tema dos tropeiros veio a atrair a curiosidade do famoso cinesta, Raimundo Evangelista da cidade de Belo Horizonte, e de um renomado artista plástico, conhecido como Chiquitão da cidade de Ouro Preto, que observaram o tropeirismo de Dores de Campos, como sendo único no Brasil, pela forma como se desenvolveu. Na época, chegou-se a fazer um Workshop sobre a possível produção de um filme longa metragem, com o nome “O Tropeiro e o burro de guizo” mas por problemas de ordem financeira o projeto ainda não foi adiante.

Atualmente, Beto Aliani está finalizando o seu livro “Vida de Tropeiro” que retrata a saga de um tropeiro e seu camarada. Uma história que conta a viagem de 11 meses dos dois protagonistas. Enquanto a viagem vai acontecendo, o leitor poderá sentir os dramas, aflições e alegrias de ambos e, à medida em que os dois vão viajando, eles passam a contar parte da história da cidade de Dores de Campos. O tropeiro Rumeu Reis (Rumeu Sereno) e seu camarada Teodoro, representam todos os tropeiros e camaradas que já existiram no município. Eles dão vozes a uma série de personagens que aparecerem no livro. Para o autor, “o livro apresenta uma história muito verdadeira, mas ainda assim, ele considera uma obra inacabada, pois o assunto tropeiro dorense é algo bastante infinito”, finalizou.

Ofertas do Supermercado Dorense

Ofertas da Drogaria Americana

Comentar

Seu email não será publicado. É necessário preencher os campos com * *

*