Os vereadores da Câmara Municipal de Dores de Campos se reuniram no final da tarde desta quinta-feira (09/02) no Plenário da Casa no Prédio da Penha, para a primeira Sessão Ordinária do ano, quando todos puderam fazer o uso da palavra franca. Ao todo, foram três horas de muito embate entre os vereadores, com destaque para dois projetos de lei de autoria da Prefeitura.
O 01/2017 que altera a lei municipal 1.041/2005, corrigindo em 2% a cobrança da alíquota do ISS sobre os serviços de transporte no município. Já o 02/2017 autoriza o parcelamento de uma dívida da Prefeitura com a Previdência Social, na ordem de R$ 181.921,80. As duas matérias foram enviadas para a análise das Comissões Permanentes. O presidente Bal do Carlos Heleno (PT) convocou os vereadores para uma nova Sessão na próxima terça-feira (14/02), as seis horas da tarde.
Os vereadores também receberam a visita do venerável da Loja Maçônica Caminhos do Mestre, Cesar Saldanha, em companhia do ex-venerável, Aécio Lopes, que solicitaram a ajuda da Câmara, para que a Secretaria Municipal de Saúde realize uma importante pesquisa com o objetivo de levantar as possíveis causas de tantos casos de câncer entre a população dorense.
Os vereadores da bancada dos Democratas apresentaram cinco Indicações ao prefeito Marcílio Cotta (PMDB) e na oportunidade, o Líder do Executivo na Casa, vereador Olinto (PP), destacou que a maioria das solicitações já estão sendo colocadas em prática pela atual administração, como a busca de recursos para a construção dos Poços Artesianos no Catete e no Caxambu, além da reativação do transporte gratuito para os alunos que estudam na APAE de Barroso, que de acordo com o vereador, havia sido suspenso pela administração passada, gerando um custo aproximado de R$ 400,00 por mês para cada família.
A vereadora Soninha do Caxambu (PMDB) comentou sobre um ofício enviado ao deputado federal Luiz Fernando (PP) no início deste semana, onde o parlamentar se comprometeu a trabalhar na liberação de recursos para as obras do Poço Artesiano no Caxambu de Cima. O presidente da Câmara, vereador Bal do Carlos Heleno (PT), confirmou que há 15 dias, participou de uma reunião com o prefeito Marcílio (PMDB), com o deputado estadual Cristiano Silveira (PT) e com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) na busca de verba para o Posto Artesiano do Catete, inclusive com a apresentação do projeto da obra.
O líder dos Democratas, vereador Agostinho da Darci (DEM), enfatizou que a sua bancada já havia definido que irá apresentar Indicações em praticamente todas as Sessões, formalizando assim as suas solicitações. O vereador também disse que a Taxa de Iluminação Pública foi criada no ano de 2002, durante a gestão do PMDB. O Democrata ressaltou ainda, que o Poço Artesiano indicado pela bancada é para o Caxambu de Baixo, e a vereadora Soninha (PMDB) pediu o benefício para o Caxambu de Cima.
Líder do PMDB, o vereador Cassius do Totinho (PMDB) comentou sobre a Taxa de Iluminação Pública, afirmando que a administração passada prorrogou a cobrança por mais cinco anos. O vereador também enfatizou, que na época, quando a Taxa foi criada, os Democratas tinham a maioria absoluta na Câmara.
FICO FELIZ PELA INDICAÇAO REFERENTE AS CRIANÇAS ESPECIAIS QUE PRECISAM IR PARA A APAE DE BARROSO, PARA ATENDIMENTO, MAS EU COMO MÃE DE ALUNO QUE NECESSITA DESSE TRANSPORTE, DESDE DE 2013, LEVO E BUSCO MEU FILHO DE CARRO TODOS OS DIAS, E GASTAVA SIM CERCA DE 400,00 POR MÊS E HOJE AGRADEÇO MUITO AO SR. PREFEITO MARCILIO E O VICE AGNALDO QUE NO PRIMEIRO DIA DE AULA DESTE ANO, COLOCOU UM CARRO PARA LEVO-LOS, FEITO ESTE QUE SEMPRE PEDIMOS A ANTIGA ADMINISTRAÇAO E SEMPRE FOI NEGADO…NO MAIS DEIXAMOS ISSO PARA LÁ, O QUE IMPORTA AGORA É QUE ESSES ANJOS ESPECIAIS FORAM LEMBRADOS.OBRIGADA