No dia 10 de janeiro de 1975, foi fundado pela senhora Nilza Alves Lima, o bloco carnavalesco que viria a se tornar o Clube e Escola de Samba Tudo Azul. Como nos contam a história e os relatos, o bloco começou com uma pequena bateria, na qual os instrumentos eram latas de tinta, pintadas de azul, daí surgiu o nome “Tudo Azul”. Sendo definidas as cores da escola, azul, vermelho e branco, e através de um sonho de Dona Nilza com uma águia, e também pela forte identificação e paixão de Dona Nilza com a Portela, ela escolheu a águia como símbolo da primeira escola de samba dorense, sendo a “Tudo Azul”, pioneira e revolucionária na história do carnaval de Dores de Campos.
Desde 1975, nossa história é marcada por muitas lutas, conquistas, mas também por muitos desafios. Contudo, temos uma história que se destaca pelos desfiles de carnaval memoráveis, sempre luxuosos e criativos ao longo desses anos. Também pela “Bateria Furiosa”, que a cada apresentação e a cada carnaval evolui, e toca ritmada no compasso dos nossos corações apaixonados por esse pavilhão azul e branco. Não podemos deixar de mencionar nossa importância cultural em Dores de Campos, principalmente na realização dos tradicionais eventos que realizamos, como flashbacks, Miss e Mister Dores de Campos, Beleza Mirim, Charme do Futuro, todos resgatados recentemente.
No dia de hoje, que celebramos 50 anos de fundação, gostaríamos de prestar nossa homenagem a todos que ajudaram a construir essa bela história, sem distinção. Seja a fundadora e sua família, presidentes e diretores que por aqui passaram, bateristas, equipes de barracão, componentes dos nossos desfiles, aos que já são falecidos e aos que ainda estão entre nós, sintam-se todos homenageados! Gratidão por todo bem que fizeram e ainda fazem por nossa “Tudo Azul”.
Nos vemos todos na nossa grande celebração, no carnaval de 2025, onde levaremos nossa águia para comemorar, com seu vôo ao fantástico mundo da Disney!
Parabéns Clube e Escola de Samba Tudo Azul!
Patrimônio imaterial de Dores de Campos!