A Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados em Brasília, presidida pelo deputado federal Zé Silva, divulgou em audiência pública os dados do relatório de avaliação da Controladoria Geral da União sobre as fraudes no INSS contra os aposentados e pensionistas de todo o Brasil. Inclusive em Dores de Campos onde são muitas as vítimas.
O deputado Zé Silva que, em 2019, a Controladoria Geral da União (CGU) a fez recomendação para que o INSS pudesse observar que descontos inseridos no pagamento dos aposentados haviam passado de R$ 41 milhões em 2017 para R$ 173 milhões, em 2019. E que dos inativos com descontos, 97% não tinham autorizado o procedimento. Infelizmente, o INSS permaneceu inerte.
A comissão, ao término da audiência resolveu cobrar do Governo Federal que publicasse imediatamente medida provisória acatando as recomendações da CGU, que solicitou o bloqueio cautelar dos descontos no pagamento dos aposentados até saber quem são os responsáveis por esses desvios. O que foi publicado no Diário Oficial da União na última terça-feira (29/04). E também recomenda que haja um sistema com reconhecimento facial para o idoso autorizar descontos em seus proventos.
