Nesta quinta-feira (01/12), os deputados estaduais definiram o nome do parlamentar que vai dirigir os trabalhos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no próximo biênio 2017/2018. O deputado Adalclever Lopes (PMDB), que ocupa o cargo desde 2015, foi reeleito presidente por unanimidade. A votação aberta e nominal reuniu 72 deputados, que elegeram a chapa única .
O presidente reeleito, fez um balanço positivo dos dois primeiros anos e destacou avanços. “Conseguimos votar o orçamento que não havia sido feito no ano anterior e fizemos várias reformas administrativas no estado de Minas Gerais. Também passamos por momentos difíceis, mas a Assembleia Legislativa conseguiu chegar ao fim dos dois anos com 100% dos compromissos cumpridos”, observou. Questionado sobre o desafio para a próxima legislatura, o presidente disse que é manter a harmonia na Casa, respeitar as diferenças mas manter a unidade a favor de Minas Gerais.
Além do presidente Adalclever Lopes, foram eleitos os deputados Lafayette de Andrada (PSD), 1º vice-presidente; Dalmo Ribeiro (PSDB), 2º vice-presidente; Inácio Franco (PV), 3º vice-presidente; Rogério Correia (PT), 1º secretário; Alencar da Silveira Jr. 2º secretário e Arlem Santiago (PTB), 3º vice-secretário. A Mesa Diretora da Casa que é formada por sete deputados, vai conduzir os trabalhos legislativos, propor alterações no Regimento Interno da ALMG, promulgar emendas à Constituição, além de orientar os serviços administrativos e ordenar despesas. A eleição para o segundo biênio de cada legislatura ocorre sempre em dezembro do segundo ano legislativo. A posse será realizada em 1º de fevereiro de 2017.