O ator dorense, Evandro Vale, enviou para a nossa equipe de reportagem, um texto sugerindo a mudança do nome de Dores de Campos, diante de tantos fatos negativos registrados nos últimos anos. O assunto promete gerar bastante polêmica…
Leia:
Dores de Campos, sempre aconteceu coisas super inusitadas, que fogem do seu cotidiano. Dores de Campos de uns anos pra cá ou quase sempre, vem sendo palco de fatos tristes, pouquíssimos saudáveis. A cidade, esta cercada por negatividades, um peso, muitas nuvens cinzas pairadas no ar. Carnaval em Dores há discórdia, a política dorense só faltam envenenar o adversário, e demais fatos como índice de violência, suicídio, sequestro, casos de coveiro (aquele que tirou fotos com defunto), brigas de gangues, discórdia entre vizinhos e amigos (as). Mas creio que tudo isso é peso pelo nome da cidade: Dores de Campos, onde já traz o nome “DORES”, onde traz “DORES” e angustia a todos. Acho que as autoridades deveriam rever o nome correto, de Dores de Campos para “FLORES DO CAMPO” ou até mesmo o seu antigo nome ” PATUSCA”
É muito raro algo que traga felicidade a todos no coletivo. A cidade tem um índice de pessoas depressivas muito elevado, por ser uma cidade abençoada, a terra do couro, das bandas, de artistas, poetas e de pessoas maravilhosas… Tenho orgulho de ser Dorense “PATUSQUENCE” “FLOCENSE”, amo meus amigos (as) que por aí estão e a minha família também, sem se esquecer da zona rural… Amo de paixão e respeito a nossa Padroeira Nossa Senhora das Dores, que dela deriva este nome, por ter sofrido junto à cruz e acompanhado a saga de seu filho. A cidade direta ou indiretamente, suga as energias nos deixando muita das vezes até doente espiritualmente.
Mas desejo de coração, muita luz e positividade a todos os conterrâneos!
Que Deus venha derramar seu amor a “Dores” de Campos, cidade dos meus encantos.
Diante de tanta repercussão, o ator Evandro Vale, que está a trabalho, na Chapada dos Veadeiros no estado de Goiás, enviou uma nota mensagem para a nossa equipe de reportagem.
Confira:
Vi muitos comentários sugerindo que eu trocasse o meu nome, que mudasse de cidade, que teria desrespeitado Nossa Senhora das Dores, gostaria de frisar aos meus amigos e familiares dorenses, que em momento algum, fui blasfêmico com a padroeira, e não tive a intenção de denegrir a imagem da cidade, pelo contrário, por onde passo, tenho orgulho em dizer que sou dorense e o carinho que tenho pela cidade.
Deixo aqui todo meu carinho e respeito à NOSSA SENHORA DAS DORES. E isso esta nítido de que eu levo o nome da cidade positivamente em notas de jornais, blogs e até mesmo em entrevistas em rádios por onde já passei, tive o orgulho de presentear a Xuxa Meneguel, com um dos cartões postais de Dores de Campos que foi com uma sela de couro.
Tive e tenho orgulho em ser reconhecido como o artista dorense, de participar dos carnavais e festas populares da cidade, tenho orgulho e prazer em estar em cartaz com espetáculos na cidade e em toda região. Ah! Sou feliz por ter minhas raízes fincadas em Dores de campos.
Sei que não agrado gregos e nem troianos, sou alvo de críticas construtivas e negativas, sou visado como pessoa e como artista, mas sempre peço a Deus, para me dar equilíbrio, saúde de mente e corpo, humildade e pés no chão, para que eu possa cumprir com louvor os meus deveres aqui na terra.
Isso não irá acontecer, o nome da cidade não será mudado, pois é tudo muito burocrático. Só usei da tal LIBERDADE DE EXPRESSÃO para me expor.
Uauuu senti a ira de muitos e tive a sensação, de que fossem montar uma fogueira em praça pública e me queimar, como na época da caça as bruxas na santa inquisição. Diante de alguns comentários, fiz uma auto recreação à idade média onde percebi que poderia ter sido condenado à morte…
Deixo claro nesta nota, que como artista, como DORENSE DA GEMA, que são INFINITOS o amor, o respeito, o afeto aos meus conterrâneos e o zelo que tenho pela NOSSA SENHORA DAS DORES.
A todos um forte abraço!
Violência , desavenças existem em todas as cidades do planeta, não é só na nossa . Não grife demais nas coisas negativas , mais ressalte as possitivas, gente trabalhadora , caridosa, acolhedora e temos orgulho de nossa Dores, pois de nossa padroeira, surgiu este nome lindo, que nos enche de orgulho.
Se for para pensar deste jeito teria que mudar o nome das outras cidades, do estado, do país e do mundo todo, porque a violência, os roubos, suicídios, doenças e coisas deste tipo tem em todos os lugares.
Mas temos que reconhecer as coisas boas como ser uma cidade da arte, das festas, sem desemprego, cheia de amigos e de pessoas boas, além de ser muito boa para se viver. Abençoada por sua padroeira e por Deus e que cada um tem direito de escolher o seu caminho. Temos problemas sim, mas não por causa do nome, mas porque o mundo inteiro tem e aqui não é diferente.
Como foi dito na matéria, Dores de Campos é realmente uma cidade abençoada, porque temos uma intercessora fiel. Nossa Senhora sofreu muito a dor de seu filho, e sofre a dor de cada um de nós que também somos seus filhos. A culpa de tudo de ruim que acontece não vem do alto, mas do próprio pecado humano. Coisas horríveis têm acontecido em Dores, nas cidades vizinhas, na verdade no mundo todo. Procuremos a Deus, e aqueles que não tem fé, que simplesmente respeitem o próximo, isso já faria do mundo um lugar melhor.
Concordo plenamente com você Gilmara. Não é nome que faz ter coisas ruins ou boas na cidade! Quem tem que mudar as atitudes é a população.
Olha eu acho que este assunto, não deveria nem ser abordado pela comunidade, de tão ridículo que eu acho. O que temos que mudar, é o conceito dos pais, sobre como criar seus filhos, pois em Dores de Campos, o anormal é normal. Crianças menores bebendo se drogando é normal, pois os pais soltam os filhos para a rua e não acompanham, isso sim é que devíamos mudar. Já que a solução é mudar de nome, vou sugerir ao novo prefeito do Rio de Janeiro, que mude o nome para CIDADE DE TERRA SANTA.
Um Texto Triste de se ler esse aí, querer dizer que os problemas de nossa cidade vem sendo atraídos por causa do Nome? Da vontade de Rir…
Dores de Campos é uma Linda Homenagem sim a Nossa Padroeira, Nossa Senhora das Dores, e tenho certeza que essa escolha jamais atrairia coisas ruim para Cidade, ainda mais se Tratando de uma Homenagem a MÃE de JESUS CRISTO…
Se o Nome Dores ”atrai” tantas coisas ruim para nossa cidade, Fico Imaginando o Pessoal que mora no”Rio Das Mortes” , Será que lá as pessoas Morrem Por causa do Nome do Lugar?
Desnecessário esse Comentário do Evandro..
Viva Nossa Senhora das Dores
Viva Dores de Campos
Acho desnecessária a mudança do nome da nossa querida cidade,pois o assusto em foco sobre os acontecimentos em nossa cidade acontece em qualquer outra cidade do mundo não e somente aqui,e horrível o que vem acontecendo mais ao invés de mudar o nome da cidade por ser “DORES de Campos”,temos que nós orgulhar pois esse nome vem da nossa padroeira a qual nós protege e nós guia para o melhor,nós humanos fazemos escolhas e temos muitas falhas mais sempre somos guiados por Deus e por Nossa Senhora!o que devemos fazer para melhor a situação da cidade não e mudar o nome mais sim fazer o melhor para o próximo!
Além do que todos comentaram, o nome “Dores” não me trás tristeza, nem angústia, mas alegria de trazer no nome da cidade uma referência a santíssima Virgem Maria!
Viva a Mãe de Jesus Cristo!!
Piada né?
Total desrespeito com a história e com a padroeira. Eu mesmo não sou católico e entendo que devemos valorizar e acima de tudo respeitar nossas origens e o legado histórico do município.
Os problemas que existem na cidade são de ordem social, são de cunho familiar, a exemplo do que o Clauder citou acima… A solução é cada um cuidar melhor da sua vida, projetar e realizar positividade.
É preciso ensinar e educar as crianças, orientar, dar exemplo de civilidade… Educação da escola é diferente da educação que os pais têm obrigação de ensinar em casa.
Os problemas da cidade, têm como origem mais a nossa negligência enquanto cidadãos, enquanto pais ou filhos… E não pelo fato de a cidade ter “dores” em seu nome.
Mas inventar desculpas sempre vai ser mais fácil do que descobrir e executar as soluções.
Paris ,New Yorque São Paulo,Rio de Janeiro,Belo Horizonte. Será que em algum dia pensaram em proposta tão esdruxula e tão ridícula
Será que tem cidade mais santa que jerusalém e é uma cidade extremamente violenta
Acho que o Evandro Vale deveria usar seu MINUTO de de Celebridade e ser mais util ,mais construtivo
Não é o nome que faz a cidade e sim a cidade que faz o nome
Acredito eu que Dores de Campos precisa de projetos culturais, de socialização, entre muitos outros, mudar o nome da cidade não vai mudar o pensamento de ninguém.
Evandro Vale, acho que Dores de Campos só deve mudar o que for estritamente necessário para seu progresso. Sou do Rio de Janeiro, tenho uma linda família que mora em Dores de Campos e nossa família aqui ama esse lugar e essa gente maravilhosa, hospitaleira, gentil, religiosa.
Será que é o nome que faz com que todos sejam tão especiais?
Você sabe o que é violência, discórdias, brigas, política corrupta? Venha para o Rio de Janeiro, e mesmo assim a culpa não é do nome do local e sim das próprias pessoas.
Evandro Vale, muito sucesso para você e um abração para a minha família dorense maravilhosa!!! Qualquer dia estaremos aí.
Maria Cristina M. Dias e Rogério Dias
Mudança já é uma coisa difícil. Se tratando da questão proposta , acho que é impossível.
Respeito a idéia do evandro. Ele tem todo o direito de colocar suas idéias para reflexão popular. Mas no interior de Minas e com uma padroeira tão presente na vida das pessoas , dificilmente essa idéia prospera. Abraço
Dores de campos, soa tao bem, cidade maravilhosa de se viver, este nome esta emraizado em nossa cultura local, nos foi dado por nossos antepassados, mudar este nome eo mesmo que rasgar nossa identidade, e enterrar a historia deste povo, por mim jamais.
Evandro, admiro você como pessoa e profissional e respeito sua opinião. Mas, com todo respeito, gostaria de expor a minha: não é o nome do município que atrai coisas ruins e sim a forma e a direção que damos as nossas vidas. Problemas, dificuldades, violência, todas as cidades vivenciam, basta assistirmos os programas policiais nos finais de tarde.
Todos nós dorenses devemos nos orgulharmos deste nome, pois foi em homenagem a Mãe Santíssima de Jesus. O título em especial (Dores), não é para nos levar a pensar em negatividades e tristezas, mas sim nos fazer refletir a força, a fé , a coragem e a resignação daquela Senhora que de pé, como está relatado nas escrituras, viu seu amado filho ser injustamente crucificado e morto.
Por isso, temos a certeza que diante das alegrias ou das tristezas temos sempre esta Mãe querida e intercessora nos abençoando e nos conduzindo a Jesus.
Eu particularmente, tenho muito orgulho de ser DORENSE, não gostaria de ser conhecida pelo gentílico florense.
PRA QUEM JÁ LEU À MATÉRIA, VALE FAZER UMA REVISÃO POIS,
ESTA AQUI NO PORTAL DE NOTÍCIAS, JUNTO À MATÉRIA UMA NOTA DE ESCLARECIMENTO NA ÍNTEGRA…
A TODOS AQUELE ABRAÇO AFETUOSO!!!