Animal capturado em sítio dorense não é Onça é uma Jaguatirica

Spread the love

Um vídeo exibido no Youtube e um animal capturado na região de Dores de Campos tem levantado uma enorme discussão nas redes sociais nos últimos dias. Até mesmo de forma ofensiva, como sempre, alguns internautas “agridem verbalmente” os redatores e as postagens. Segundo o Portal Dores de Campos, que divulgou a notícia na última semana, um filhote de onça pintada foi capturado em uma das armadilhas montadas pelo IBAMA na região do sítio Andorinhas, de propriedade do empresário Marcelo Arruda.

Tão logo foi divulgada a informação, a internet “ficou agitada” e muitos leitores, seja do Portal ou do Barroso EM DIA, que republicou o fato, questionaram a espécie. Diante da situação, o Barroso EM DIA entrou em contato com o Biólogo Marcos Magalhães de Souza, doutor em entomologia e professor e pesquisador do IFSULDEMINAS, na cidade de Inconfidentes, Sul de Minas.

Segundo Marcos, realmente não se trata de um filhote de onça pintada, mas sim de uma jaguatirica, outra espécie de felino brasileiro. “Não há registros de onça pintada em Minas Gerais nessa região há mais de 50 anos”, diz ele. “Afirmo sem sombra de dúvida que não há onça pintada na região, no máximo onça parda”.

Jaguatirica

A jaguatirica (Leopardus pardalis) é um mamífero carnívoro da família Felidae. Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, mas já foi extinta em algumas regiões de sua distribuição geográfica. Habita todos os tipos de ambiente ao longo de sua distribuição geográfica, até cerca de 1200 m de altitude.

É um felídeo de porte médio, com 72,6 a 100 cm de comprimento e peso entre sete e 15,5 kg.. É um animal solitário, noturno, territorial e os machos possuem territórios que se sobrepõem sobre os de várias fêmeas. Alimenta-se principalmente de roedores,mas também de répteis, aves e peixes. Caça à noite, formando emboscadas. Alcança a maturidade sexual entre 26 e 28 meses de idade, e as fêmeas dão à luz geralmente um filhote por vez, com cerca de 250 g. Geralmente, filhotes nascem a cada 2 anos.

Relembre:

No dia 22 de agosto do ano passado, o dorense Maykson Regis Ferreira registrou com uma Câmera TRAP, conhecida como armadilha fotográfica, na zona rural de Dores de Campos, diversos animais que fazem parte da nossa fauna. Foram registradas imagens de Tatu, Jacu, Lobo Guará, Quatis, Seriema, Paca e a mais difícil e polêmica, a temida Onça Pintada ou seria uma Jaguatirica?

Ofertas do Supermercado Dorense

Ofertas da Drogaria Americana

Comentar

Seu email não será publicado. É necessário preencher os campos com * *

*