Em cerimônia realizada neste sábado (29/04) em Ouro Preto (MG), a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, prestou homenagem a Hipólita Jacinta, a única mulher da Inconfidência Mineira, entre os 16 homens que faziam parte. Cabe ressaltar, que Hipólita Jacinta viveu e teve suas ações como Inconfidente na cidade de Prados, proprietária da fazenda Ponta do Morro. A ministra depositou uma caixa com terra da fazenda Ponto do Morro no descerramento da lápide no Panteão dos Inconfidentes Mineiros no museu da Inconfidência.
A cerimônia contou com a presença do secretário de cultura e turismo do município de Prados, Gilcimar dos Santos, o qual participou da cerimônia e entregou a ministra Carmen Lucia um importante ofício, no qual solicita apoio para criação do Museu em referência a Hipólita Jacinta, onde se localiza as ruinas da fazenda Ponta do Morro, em Prados.
O destaque ao nome de Hipólita Jacinta, como única mulher a participar do movimento da Incofidencia mineira se deve ao trabalho minucioso de estudos e pesquisas feitos pelo saudoso ex-prefeito de Prados, Paulo Vale (PSDB), que resultou na publicação do livro de sua autoria “Da Ponta do Morro para a liberdade“, onde segundo a historiadora e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Heloísa Starling, não seria possível dimensionar a importância de Hipolita Jacinta na Inconfidência Mineira.