Com duas horas e meia de muito debate entre as bancadas de situação e oposição, foi realizada na noite desta terça-feira (21/11), mais uma importante Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Dores de Campos, no Plenário do histórico Prédio da Penha.
Na Ordem do Dia, foi realizada a primeira votação do Projeto de Lei Complementar 02/2017, que autoriza o leilão de 13 lotes da Prefeitura localizados na Cohab (Bairro Eldorado), com o objetivo de levantar recursos financeiros para investir em melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA) e no calçamento e recapeamento de ruas e avenidas, além da manutenção dos veículos da educação e saúde.
Na oportunidade, o vereador Cimerco (PP) apresentou a Emenda Aditiva 01/2017, que incluiu na matéria, os nomes de todas as ruas para serem reformadas e calçadas neste primeiro momento. A Emenda foi aprovada com quatro votos a favor: Cimerco (PP), Olinto (PP), Soninha (PMDB) e Cássius (PMDB). Três votos contra: Agostinho (DEM), Miltinho (DEM) e Elaine (DEM) e uma abstenção do vereador Belinho (DEM). O presidente Bal (PT) só votaria em caso de empate.
Já o Projeto de Lei Complementar 02/2017, com a Emenda agregada, precisaria de maioria absoluta para ser aprovado, e acabou recebendo apenas quatro votos favoráveis, inviabilizando a sua aprovação. Votaram a favor os vereadores Cimerco (PP), Olinto (PP), Soninha (PMDB) e Cássius (PMDB). Votaram contra, os vereadores Agostinho (DEM), Miltinho (DEM) e Elaine (DEM) e se absteve o vereador Belinho (DEM). O presidente Bal (PT) só votaria em caso de empate. Desta forma, em primeira votação, a matéria foi rejeitada.
Conheça a Emenda:
Justificativa dos Democratas
O vereador Agostinho da Darci, também presidente dos Democratas, disse que a bancada votou contra porque o prefeito Marcílio Cotta (PMDB) não teria cumprido três exigências: Incluir no PLC os nomes das ruas que seriam beneficiadas, a estimativa de gastos com cada rua e encerrar a CPI que está sendo realizada na Câmara, com o objetivo de investigar a sua conduta como vereador, na polêmica que ele se envolveu com o doutor André Brandão no PSF do bairro Paloma.
Os Democratas também emitiram um Comunicado
O Projeto de lei complementar 03/2017, que autoriza o leilão do terreno da antiga escola do Caxambu de Baixo, que está desativada há mais de 10 anos, recebeu um pedido de vista da vereadora Soninha (PMDB), para que ela possa conversar com os moradores da comunidade. Com a venda do local, a Prefeitura pretende levantar recursos para construir um novo Salão Comunitário na mesma comunidade, além de investir em melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA) e no calçamento e recapeamento de ruas e avenidas, além da manutenção dos veículos da educação e saúde.
O Projeto de lei 03/2017, de autoria do vereador Cimerco (PP), que autoriza a Câmara Municipal confeccionar uma cartilha educativa para o Programa Jovem Legislador, conforme a lei municipal 1.268 do dia 3 de outubro de 2015, também de autoria do vereador Cimerco (PP), foi aprovado por unanimidade.
Entrada na Casa:
A Prefeitura também enviou o Projeto de Lei Complementar 04/2017, que autoriza o leilão de três lotes no Loteamento Cardoso Maia, no bairro Paloma, para que a atual administração possa fazer melhorias para a população dorense. Esta matéria ainda não tem data para ser votada.
Próxima Sessão:
Conforme o Calendário Oficial, a próxima Sessão da Câmara Municipal de Dores de Campos será realizada na terça-feira (05/12), em horário a ser definido.
Presidente Bal do Carlos Heleno (PT)
Vereadores Cimerco (PP) e Belinho (DEM)
Vereadores Agostinho da Darci (DEM) e Elaine do Totone (DEM)
Vereadores Miltinho (DEM) e Cássius do Totinho (PMDB)
Vereadores Olinto (PP) e Soninha do Caxambu (PMDB)
Com relação ao PL 03/2017 penso ser desnecessário o leilão da escola, até porque ao lado da capela de São José já existe um barracão enorme que atende e bem às necessidades da comunidade. Tenho certeza que o padre Paulo não se importará se a comunidade quiser usá-lo. Contudo o prédio da escola pode ser também reformado adaptado e reaproveitado para esse salão comunitário, sem precisar construir outro salão, uma vez que a prefeitura está sem os recursos necessários para tal. Acho que fica mais barato. Se eu fosse o prefeito, seria um pouco mais democrático e faria uma consulta a comunidade antes mesmo de enviar o projeto para a câmara. Se caso for mesmo leiloado, também não concordo em aplicar os recursos aqui na cidade conforme está no projeto, pois nossas estradas rurais carecem de mais cuidado. O prefeito veio a público na rádio atrativa e explicou que já tem verba encaminhada para calçamentos na cidade e na zona rural, mas deixo aqui a minha sugestão, se for mesmo leiloar o prédio ou escola desativada que se aplique o valor integral no calçamento daquele morro chegando na capela de São José. Acredito que a comunidade ficaria mais satisfeita. Com relação ao PL 02/2017, a intenção do prefeito Marcílio é ótima se realmente ela for concretizada com serviço e material de qualidade. Porque vender patrimônio e fazer um remendo mais ou menos e daqui um ano as ruas estão a mesma situação, seria como um ditado antigo (tampar o sol com a pineira) aí não resolve. Mas torcemos para que no final tudo dê certo e a população dorense sobre tudo os mais nessecitados saiam ganhando. Sabemos do comprometimento do prefeito, mas ele é PREFEITO e não PERFEITO.
Vejamos a situação: No jogo do poder quem saiu perdendo foi o povo! Na briga pra ver quem manda mais, sobrou pro pobre! A vaidade e o orgulho falaram mais alto e a população se quiser anda na lama! Como temos visto nos canais de TV, políticos de uma mesma bancada se unem pra votar no interesse de salvar companheiro de CPI! Se tirar da CPI votamos se não que se dane o povo! E assim como lá em Brasília como aqui nas pequenas cidades os interesses dos políticos vem em primeiro lugar
Concordo
E nossa querida Dores de Campos continua caminhando para o retrocesso. Enquanto existir essa politicagem suja e nojenta nossa cidade nunca vai progredir. Lembrando aos representantes do povo: vcs foram eleitos para trabalhar para o povo e não contra ele.
E o povo dessas ruas que seriam beneficiados cobrarem de quem foi contra.
Infelizmente nossa cidade continuara parada no tempo por causa de mentes atrasadas que só pensam em seu próprio bem e de seu partido politico, lamentável isso.
Em uma Cidade onde o Cinismo e falsidade domina, fica difícil encaixar o progresso e e solidariedade !!
” Lamentável a posição dos DEMOCRATAS “