Mais de 17 pessoas morreram de pneumonia por dia, em média, em Minas Gerais neste ano, quando 2.519 óbitos foram registrados até 23 de maio, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Os números da doença, transmitida pelo ar e pelo contato com secreções, como saliva e muco, tendem a crescer com a proximidade do inverno, quando as pessoas costumam ficar em ambientes fechados.
A pneumonia é caracterizada pela infecção dos pulmões e pode ser provocada por vírus, fungo e bactéria. Ela é a terceira maior causa de mortes do mundo, atrás apenas da doença cardíaca isquêmica e do acidente vascular cerebral, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ela é também o principal tipo de infecção capaz de matar. No ano passado, 8.160 pessoas morreram por pneumonia no Estado.
“A maioria dos casos tem uma grande chance de evoluir bem, mas é preciso atenção para identificar os indivíduos com maior risco de complicações”, explicou o clínico geral Leonardo Paixão, gerente assistencial do Hospital de Pronto-Socorro João XXIII de Belo Horizonte. No grupo de risco estão crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.
De acordo com o médico, pacientes com sintomas como febre, tosse com produção de muco, falta de ar e dor no peito ou nas costas ao respirar devem procurar atendimento médico. Casos mais graves costumam provocar também prostração excessiva, confusão mental e respiração muito rápida. “A maior parte dos casos de pneumonia pode ser resolvida no posto de saúde ou nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs)”.
A artista plástica Débora Ziviani, 35, levou o filho Daniel, 8 meses, ao médico por causa de tosse acompanhada de secreções e febre. “Quando soube que era princípio de pneumonia, desesperei. Ele melhorou com antibiótico, mas a médica disse que se eu tivesse demorado mais três dias, o pulmão dele iria ficar todo tomado”, contou.
Campanha
A campanha de multivacinação, prevista para começar neste sábado (11), foi adiada para o segundo semestre deste ano. O Ministério da Saúde não informou a nova data de início da ação.