Apesar da grave crise política, os partidos de Dores de Campos, assim como os políticos, já estão se organizando para a eleição de 2018, principalmente com relação a disputa pelos cargos de deputado estadual e deputado federal, principal porta de entrada para recursos da União e do estado de Minas Gerais. Acompanhe um Raio X da situação de momento:
PMDB, PP e PTB: Os três partidos devem apoiar o deputado estadual Leonídio Bouças (PMDB), candidato à reeleição na Assembleia de Minas e o deputado federal Luiz Fernando (PP) candidato à reeleição na Câmara em Brasília, caso o parlamentar não tenha condenações na operação Lava Jato.
PT: O deputado estadual Cristiano Silveira (PT) e o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), candidatos à reeleição, terão o total apoio do partido.
DEM: O vereador Agostinho da Darci (DEM), líder do partido na Câmara Municipal, destacou que os candidatos serão definidos apenas em 2018, nas proximidades da eleição para deputado estadual e deputado federal.
PHS: O partido irá acompanhar os Democratas.
Vereador Cimerco (PP): De forma isolada, o vereador irá apoiar o deputado estadual Glaycon Franco (PV), candidato à reeleição na Assembleia de Minas, e o deputado Fabiano Tolentino (PPS), que tentará uma vaga na Câmara dos deputados em Brasília.
PSDB: Parte do partido irá acompanhar os candidatos que terão o apoio dos Democratas, mas alguns tucanos irão apoiar os Andradas de Barbacena, que ainda não definiram os candidatos da família.
PRB: O partido do ex-vice-prefeito Itamar Piturrinha, está com o seu Diretório Municipal desativado. Piturrinha informou que por enquanto, está fora de qualquer negociação política.