Morre o Bispo Dom Célio. Dores de Campos decreta luto oficial

Spread the love

Morreu às 2 horas da madrugada desta sexta-feira (19/01), aos 73 anos, o Bispo da Diocese de São João del Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart. Ele estava internado na Santa Casa de Misericórdia desde o dia 26 de dezembro do ano passado e lutava contra um câncer desde dezembro de 2016.

Dom Célio tomou posse como bispo da Diocese de São João del Rei no dia 17 de julho de 2010. O velório está sendo realizado na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e no sábado (20/01), será celebrada na matriz, às 10 horas da manhã, a missa de corpo presente. Em seguida, ele será transportado para Itaúna (MG) a pedido dos familiares.

Ele será velado na Igreja Matriz de Sant’Ana e o sepultamento será no domingo (21/01) após missa das 10 horas da manhã. Dom Célio de Oliveira Goulart é natural de Piracema. Estudou filosofia no Convento São Boaventura, em Daltro Filho (RS) e no Convento Santa Maria dos Anjos, em Betim (MG).

O curso de teologia foi feito no Convento Santo Antônio, em Divinópolis (MG), e no Instituto de Teologia da PUC-Minas, em Belo Horizonte (MG). Em 12 de julho de 1969 foi ordenado padre pela Ordem dos Frades Menores (OFM). Em agosto de 1998 foi nomeado bispo da diocese de Leopoldina (MG) e adotou como lema “A cruz é a força de Deus”.

Em 2003, foi transferido para a diocese de Cachoeiro do Itapemirim. De 2003 a 2007, foi presidente do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de Minas Gerais e Espírito Santo e membro do Conselho Permanente da CNBB.

Luto

A Prefeitura Municipal de Dores de Campos decretou luto oficial de três dias.

A Câmara Municipal de Dores de Campos, também emitiu uma Nota de Pesar:

“É com profundo pesar que manifestamos, por meio desta nota, pesar pelo falecimento do Bispo Dom Célio de Oliveira Goulart (73 anos), nesta sexta-feira (19/01).

Exemplo de conduta ilibada, Dom Célio dedicou a sua vida por longos anos, a ministrar a palavra de Deus, ensinando por meio dela, o caminho em que devemos andar. Deixamos aqui, os nossos mais sinceros sentimentos aos irmãos católicos, em Cristo Jesus”.

Bancada do MDB, PP e PT emitiu uma Moção de Pesar:

Relembre

Veja uma entrevista do Bispo ao jornalista Ricardo Arruda no dia 28 de junho de 2013. Acompanhado pelo padre Paulo Marcelo, Dom Célio falou sobre a Festa de Nossa Senhora do Livramento.

Ofertas do Supermercado Dorense

Ofertas da Drogaria Americana

Comentar

Seu email não será publicado. É necessário preencher os campos com * *

*