A Marluvas é uma das primeiras empresas da região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais, a receber certificação de práticas de ações de ESG. O selo foi confirmado na último dia 9 de janeiro, pelo programa Origem Sustentável, um guia para as empresas da cadeia calçadista alcançarem objetivos e metas em todas as frentes da sustentabilidade. “A certificação da nossa Matriz destaca ainda mais a Marluvas como uma grande e representativa empresa no país, reconhecendo nossas iniciativas para a perenidade do negócio e construção de um legado positivo para as pessoas e meio ambiente”, comemora o diretor de operações da companhia, Alexandre Cardoso. No segmento de calçados profissionais, a empresa também é uma das primeiras do Brasil a receber o selo.
A sigla ESG vem de environmental, social and governance, que em português se traduz em ambiental, social e governança. Especialistas explicam que trata-se de uma gestão integrada dos programas de sustentabilidade e compliance das empresas, a partir do amadurecimento dos processos e que traz grande diferencial na qualidade da gestão e para o mercado. Para o gerente de ESG da Marluvas, Emerson Leão, o caráter transversal do programa requer o envolvimento e comprometimento de diversas áreas da companhia. “Trabalhamos a valorização das pessoas que compõem a empresa e da cultura local, a proteção dos recursos naturais, a responsabilidade financeira e social da empresa”, explica.
Em linhas práticas, o programa visa fomentar a produção de riquezas para os diversos atores que se relacionam com a organização. Salários, benefícios e condições adequadas de trabalho para os colaboradores; patrocínio e valorização da cultura local; racionalização de recursos naturais e proteção do meio ambiente; cumprimento da legislação vigente. A Marluvas é a maior empresa no segmento de calçados profissionais da América Latina e tem mais de 3,5 mil colaboradores, distribuídos em 10 unidades em Minas Gerais. A auditoria para certificação aconteceu em 11 de dezembro de 2023, com análise de documentação, evidências, entrevistas com colaboradores e checagem das instalações da empresa, na cidade de Dores de Campos. Os trabalhos relacionados ao ESG ganharam corpo a partir de dezembro de 2021, com a formação do Comitê de Sustentabilidade.
O Programa Origem Sustentável é o único no mundo que certifica empresas de toda a cadeia calçadista. Ele é baseado em referências internacionais de sustentabilidade e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU) e ao Global Reporting Initiative (GRI).