Mal cheiro em Dores de Campos foi causado pela cama de frango

Spread the love

Na noite deste sábado (02) um grande número de dorenses procuraram a nossa reportagem, para reclamar do mal cheiro em diversos bairros do município de Dores de Campos. Podemos citar reclamações do Centro, Capãozinho, Alto Cardoso, Catete, Cohab e Freitas. Com absoluta exclusividade, a nossa reportagem conversou com um engenheiro agrônomo que conhece a zona rural de Dores de Campos e, ele destacou que o odor foi proveniente da cama de frango, utilizada numa plantação nas proximidades do novo loteamento no bairro do Catete. Abaixo, você irá entender melhor o que significa a cama de frango, que é proibida como alimentação dos bovinos, mas pode ser utilizada como adubo, apesar do mal cheiro que gera tantos transtornos, como o caso que está acontecendo em Dores de Campos.

Mas isso pode ser resolvido facilmente, de acordo com o engenheiro agrônomo ouvido pela nossa reportagem, Para reduzir o mau cheiro, antes de colocar o material na lavoura, é preciso fazer o seu tratamento, que consiste na fermentação do material. O processo é feito da seguinte forma: o material é amontoado e coberto com lona. Após cobrir a cama de frango, ela deve permanecer assim por cerca de 10 a 12 dias. Nesse período, as bactérias vão fermentando os elementos que a constituem e liberam amônia – o que causa o mau cheiro. É importante lembrar que a cama de frango, deve ser revirada de uma a duas vezes no período acima determinado. Isso deve ser feito para que a fermentação ocorra de maneira uniforme, acabando em definitivo com o terrível odor.

Para que você possa entender, o que é cama de frango?

É um conjunto de material utilizado para forrar pisos das granjas. Portanto, considerado um produto de origem animal. Um dos principais usos é no chão dos galpões de produção de aves. Pode ser composto de diversas matérias. As mais comuns são feno de capim, palha de arroz e sabugo de milho triturado. Com a circulação das aves no local, são misturados fezes, penas e restos de ração que não são separadas. Esse é o problema.

A cama de frango pode ser utilizada na pecuária?

Não. Para alimentação dos bovinos tem o uso proibido. A Instrução Normativa nº 8 de 25/03/2004 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) indica que animais ruminantes não devem ser alimentados como esse material. Ainda que seja um material de baixo custo. Em primeiro lugar, uma das justificativas é a possível contaminação dos animais pela encefalopatia espongiforme bovina. Essa doença conhecida como vaca louca causa grande impacto na pecuária.

Em segundo lugar, o botulismo é outra doença que também pode ser transmitida a partir do uso desse material. Como não é um material limpo e pode conter diversos resíduos, o risco de contaminação dos bovinos é alto. Sem contar que os produtos derivados de bovinos alimentados com cama de frango podem causar danos à saúde dos humanos que os consomem.

Pode ser utilizada como adubo?

Sim. A cama de frango pode ser utilizada como adubo. Já que muitas propriedades, além de produzir gado, também foca na agricultura. Como é um material considerado orgânico, é rico em nutrientes e tem baixo custo. No cultivo, aumenta a produtividade, por meio da adubação com bons resultados.

Comentar

Seu email não será publicado. É necessário preencher os campos com * *

*