O tronco da Figueira Encantada está podre, e como tudo na vida tem início, meio e fim, o grande símbolo do povo dorense que se faz presente no hino de Dores de Campos e no Brasão do município, perece estar de fato chegando ao seu final. Neste sábado (09), o presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Histórico de Dores de Campos, Renato Malta, lamentou profundamente a situação da figueira, e também destacou que “estamos muito próximos de presenciar o fim da Figueira com todo o seu simbolismo e história que a representa”, destacou. Ciente do problema, o prefeito Marcinho do Tica (MDB) tentará a última cartada, com profissionais da área, que darão uma posição oficial. Mas de fato, observamos que o tronco está completamente podre, depois de imortalizado no ano de 2017, após os galhos caírem em 2012 e a morte da árvore constatada em 2013. A nossa reportagem teve acesso a um documento oficial da Prefeitura Municipal de Dores de Campos do ano de 2017, que narra todos os fatos de 2012 em diante, inclusive os procedimentos adotados por intermédio da arquiteta dorense, Paloma Rodrigues. De fato, é uma decisão muito difícil, em razão de toda a representatividade da Figueira Encantada na vida da população dorense, mas a razão deverá se sobressair a emoção. Sobre a possibilidade de se plantar uma nova figueira no local, especialistas dizem que essa espécie de árvore não é indicada, por causa do seu tamanho e dos estragos provocados por suas raízes extremamente agressivas.
O que fazer com o tronco podre da histórica Figueira Encantada?
Spread the love
Existe BONSAI DE FIGUEIRA, acho devem colocar um lá. Não ficaria caro e resolveria o problema!
É a melhor solução…
Não entendo de botânica, arborismo, engenharia florestal e afins, porem acredito q exista espécie de arvore q pode substituir nossa estimada “Figueira Encantada”.
Não vamos deixar aquele espeço vazio, pois isso estará alimentando a saudade do nosso frondoso símbolo.
Certamente que existem espécies que poderão substituir a figueira. Caso não seja possível, porque não instalam uma fonte luminosa no local e ampliam a área do jardim?