A formatação de um calendário de eventos de rua e a possível volta dos desfiles das escolas de samba foram os principais temas abordados numa importante reunião realizada no início da noite desta quinta-feira (09) na sede da Prefeitura Municipal de Dores de Campos com a presença do prefeito Marcílio Cotta (MDB), da presidente da Câmara Municipal, vereadora Soninha do Caxambu (MDB), do sargento Bento, comandante da Polícia Militar, do chefe de gabinete, Wagner de Paula, da procuradora do município, Rafaela Arruda, e da representante da secretaria municipal de cultura e turismo, Paula Moreira, além do presidente da Tudo Azul, Helomar Teixeira, e da presidente do Acadêmicos do Samba, Andréia.
Exclusivo! Clique aqui e leia o dossiê com o registro das escolas de samba de Dores de Campos
Conforme a nossa reportagem apurou com absoluta exclusividade, a Prefeitura propôs que as escolas retornem com os desfiles, nem que seja com o carro símbolo das agremiações e ao menos mais duas alas, além das baterias. Os representantes ficaram de estudar o assunto e deverão apresentar uma contra proposta nos próximos dias. É importante salientar, que a atual administração conseguiu registrar as duas escolas como “bem cultural imaterial” de Dores de Campos, cujo processo foi aprovado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) em 2019.
Subvenções
A Prefeitura ainda não definiu os valores que serão repassados para Tudo Azul e Acadêmicos, mas segundo o prefeito Marcílio Cotta (MDB), a ideia é melhorar os valores dos últimos anos quando a Prefeitura repassou R$ 7 mil para cada escola, além dos R$ 5 mil para o Bloco da Ponte. “Vamos aguardar a proposta das escolas com relação a volta dos desfiles para que possamos trabalhar nos valores a serem liberados”, destacou.
Sargento Bento
Foi uma reunião bastante proveitosa, a administração do prefeito Marcílio Cotta (MDB) é muita séria e sempre trabalhou ao lado da Polícia Militar de Minas Gerais, visando o bem estar da população dorense. A conversa com as escolas foi bastante positiva e mesmo com o nosso problema de efetivo para grandes eventos, a elaboração deste calendário irá contribuir positivamente para o nosso planejamento de segurança pública”, destacou o policial.
Seria melhor se a prefeitura colocar um Dj durante as tardes, como todos sabe nossas tarde não tem nada, tudo parado obrigando os foliões ir para as cidades vizinha, talvez seja uma maneira de segurar as pessoas durante o dia na cidade.
Fazer um Desfile é algo muito caro e trabalhoso…. mas é um espetáculo poder ver de perto todo empenho de anônimos, verdadeiros artistas, que engrandecem nossa cultura… tive a oportunidade de fazer desfiles com o ACAS onde pude presenciar esta magnífica…. Sou a favor porém reafirmo que, para voltar os desfiles não é só a parte Financeira mas Tb a parte emocional….