Estudo revela que Dores está em situação crítica para o Covid-19

Spread the love

Apesar de ainda não ter nenhum caso confirmado, Dores de Campos está em situação Crítica para enfrentar a pandemia do Covid-19, o novo Coronavírus, caso venha se confirmar o primeiro caso da doença no município. A informação é resultado de um estudo publicado pela consultoria Aquila e se baseia em indicadores sociais, econômicos e de saúde de todos os municípios brasileiros. Para se ter uma ideia, dos 853 municípios de Minas Gerais, 230 (cerca de 27%) também estão em situação Crítica para o enfrentamento. Dentre os fatores que deixaram Dores de Campos nesta situação, destaque para a falta de um Hospital devidamente equipado, com pelo menos um Respirador, por exemplo. Conforme a nossa reportagem já havia publicado, com absoluta exclusividade, a Policlínica Municipal não possui o equipamento primordial utilizado nos casos mais graves da doença.

Para a realização deste estudo foram levados em consideração dados do governo federal sobre o sistema de saúde (quantidade de leitos e profissionais de saúde por morador) e as condições econômicas tanto da administração municipal quanto dos habitantes. Porém, o objetivo do estudo não é mapear o cenário atual da propagação da doença, mas identificar quais cidades potencialmente sofrerão mais com a pandemia caso não haja interferência do poder público, seja no estabelecimento de medidas rígidas de isolamento social, seja em investimentos no sistema de saúde.

“Quais são os municípios que hoje têm mais risco, estão mais vulneráveis e têm menos infraestrutura? Não é onde o vírus está. Falar que uma cidade é crítica não quer dizer que ela vai ter problema com a Covid-19. Nosso objetivo foi verificar com números, fatos e dados, estudando a realidade dos municípios do Brasil do ponto de vista de risco e vulnerabilidade, para apontar que estes são os municípios aos quais o Brasil deveria dar mais atenção. É dar um norte racional, metodológico, com ciência”, defende Rodrigo Neves.

Ofertas do Supermercado Dorense

Ofertas da Drogaria Americana

Comentar

Seu email não será publicado. É necessário preencher os campos com * *

*