A nossa reportagem conversou no dia 17 de Novembro, com um engenheiro da Cemig que explicou porque Dores de Campos, Prados, Barroso e outras cidades da região estão enfrentando problemas de picos de energia. O engenheiro que pediu para não ser identificado porque não tem autorização para falar em nome da empresa, destacou que tudo indica que as sobrecargas na rede elétrica seria o motivo principal causador desse problema. Segundo ele, “as sobrecargas ocorrem quando a demanda por energia é maior do que a capacidade do sistema elétrico de fornecê-la. Isso pode acontecer em horários de pico, geralmente a noite ou em situações excepcionais, como apagões ou fortes chuvas”.
Ele salientou ainda, que “as sobrecargas podem causar danos aos equipamentos da rede elétrica e aos dispositivos dos próprios consumidores”. O engenheiro também destacou, “que a Cemig está realizando o maior plano de investimento de sua história, destinando mais de R$ 1,7 bilhão em Minas Gerais neste ano de 2023. O objetivo é oferecer energia de qualidade para seus mais de 9 milhões de clientes e contribuir para o desenvolvimento econômico do estado. Esse valor representa um aumento de 42,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foi destinado R$ 1,2 bilhão”. Ele também garantiu, que a pressão das Prefeituras de Dores de Campos e Prados, por exemplo, já gerou medidas administrativas para uma solução imediata desses picos de energia, inclusive uma equipe já está acompanhando o caso bem de perto.
Prefeito Marcinho com diretores da Cemig
O prefeito Marcinho do Tica (MDB), acompanhado pelo chefe de gabinete da Prefeitura, Wagner de Paula, participou de uma importante reunião no dia 24 de outubro, com diretores da Cemig em Belo Horizonte, onde o prefeito protocolou pessoalmente uma reclamação formal e cobrou melhorias de forma imediata, em razão dos picos de energia registrados em Dores de Campos e região. “Passei todo o problema e os transtornos aos diretores da Cemig e eles se comprometeram a fazer uma investigação e resolver o mais rápido possível, inclusive eles irão me responder, através de ofício, sobre essa reclamação que apresentamos. O bem estar da população dorense é a nossa prioridade”, destacou o prefeito.