O temível e polêmico jogo da Baleia Azul chegou em Dores de Campos. A nossa reportagem apurou na tarde desta quinta-feira (27/04), que uma adolescente de 14 anos chegou a “rasgar” no seu braço, a imagem de uma baleia, conforme revelou a sua própria mãe, que pediu para não ser identificada. “Quando vi aquela coisa no braço da minha filha, tomei o celular dela e encontrei a porcaria desse jogo. Fiquei muito assustada e preocupada. Já tinha ouvido falar da Baleia Azul e agora estou passando por isso”, destacou a mãe, completando em seguida: “Ela me disse que se envolveu com o jogo por curiosidade e depois ficou com medo de sair”. A Polícia Militar de Dores de Campos também já foi informada do caso.
Medo entre mortes e automutilação
Criado na Rússia, o jogo Baleia Azul estaria relacionado a 130 mortes de jovens naquele país. O “game” consiste na realização de 50 desafios de dificuldades crescentes, ordenados por um “mediador”, que trazem risco de vida e induzem à automutilação e culminam com o autoextermínio. A Polícia Civil de Minas investiga quatro casos de pessoas que se mutilaram ou se mataram, supostamente por causa do jogo macabro. Desses, duas mortes foram constatadas.
O primeiro registro foi de um jovem de 19 anos que se matou em Pará de Minas, na Região Centro-Oeste do estado. Em Leopoldina, na Zona da Mata, é investigada a participação de um jovem de 18 anos no jogo. A mãe do garoto procurou a polícia em 13 de abril, informando que o filho estava participando do jogo e que tinha cortes no braço, reproduzindo a imagem de uma baleia. Os traços teriam sido feitos com a ajuda de uma colega de sala do filho, que o teria incentivado a entrar no game.
Em Belo Horizonte, um adolescente de 16 anos foi encontrado morto no Bairro Ribeiro de Abreu, na Região Nordeste de Belo Horizonte. Apesar de a princípio a Polícia Civil não relacionar o caso ao “game”, familiares da vítima suspeitam que haja relação. Em Manhuaçu, na Zona da Mata, uma adolescente de 13 anos foi encontrada desmaiada dentro de casa, depois de ingerir cartelas de um medicamento para tratamento de epilepsia e outra para dores musculares. A vítima deixou o hospital na quarta-feira.
Atenção para as recomendações do Ministério Público de Minas Gerais
» Fique atento a eventuais mudanças de comportamento do jovem
» Demonstre interesse pela rotina dele
» Adolescentes com a autoestima em baixa são mais vulneráveis
» Dialogue e atraia a confiança de seu filho
» Evite que ele fique muito tempo na internet
» Deixe o computador em um local comum e visível da casa
» Evite expor na internet informações particulares e dados pessoais
» Denuncie grupos e comunidades suspeitas ao #MPMG: crimedigital@mpmg.mp.br
Reprodução
Os pais realmente devem estar muito atentos com tudo o que envolve o adolescente. Mas principalmente manter o diálogo de forma amigável com seus filhos. O link abaixo é de um texto que redigi há alguns dias sobre como identificar e o que fazer em relação ao jogo “Baleia Azul”.
http://sobreisso.com/2017/04/19/baleia-azul-como-identificar-e-denunciar-o-jogo/