Pegando carona em projeto aprovado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o deputado estadual Dalmo Ribeiro (PSDB), majoritário em Dores de Campos, apresentou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), uma proposta que proíbe a comercialização e distribuição de canudos plásticos em bares, restaurantes e similares. O projeto autoriza o comércio e distribuição de canudos biodegradáveis, que se decompõem no meio ambiente.
De acordo com o projeto, o prazo para os estabelecimentos se adequarem às mudanças é de 180 dias após a aprovação da lei. No texto é destacado a que “a vida útil do canudo (plástico) é estimada em quatro minutos”. No entanto, são necessários 450 anos para ele se decompor na natureza. Nos últimos meses, há um movimento global de combate ao lixo plástico, um dos principais vilões da poluição marinha.
Documentários e campanhas na internet pedem o fim do uso do utensílio nas bebidas. Segundo dados da ONG norte-americana Ocean Conservancy, o canudo plástico foi o sétimo item mais coletado nos oceanos em 2017. Na eleição de 2014, o deputado estadual Dalmo Ribeiro (PSDB) com o apoio do ex-prefeito Toninho do Ninico (DEM), recebeu 804 votos em Dores de Campos, terminando em segundo lugar, mas como o primeiro colocado, Rômulo Viegas (PSDB) que obteve 1.810 não se elegeu, o parlamentar herdou o título de majoritário.
Com informações do jornal O Tempo
Acho importante , na cidade do Rio de Janeiro, semana passada foi transformado em lei um Projeto como esse, e nem a embalagem que cobre o canudo, pode ser de plastico !!!