O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (25/10) a segunda pesquisa do segundo turno com os números da disputa pelo governo de Minas Gerais. O candidato do Novo, Romeu Zema, segue com ampla vantagem sobre Antonio Anastasia (PSDB), com 68%, contra 32%. Vale lembrar que a pesquisa leva em conta somente os votos válidos, excluindo-se brancos e nulos.
Levando-se em consideração todos os votos, Zema tem 56%, Anastasia 26%, brancos e nulos somam 8%, enquanto os que não souberam responder atingem 9%.
Com base na pesquisa anterior, realizada no dia 18 de outubro, Romeu Zema variou negativamente dentro da margem de erro, já que tinha 71% das intenções de votos válidos, contra 29% de Anastasia. A queda, no entanto, muda pouco o cenário que aponta Romeu Zema como o novo governador de Minas Gerais.
Rejeição
O Datafolha também perguntou: “E entre estes candidatos a governador, gostaria que você me dissesse se votará com certeza, talvez vote ou não votará de jeito”
Romeu Zema tem o índice de 52%, contra 21% de Antonio Anastasia entre aqueles que votam com certeza. Entre os que talvez vote, o candidato do Novo tem 17%, contra 19% do tucano. E em relação ao candidato que não vota de jeito nenhum, Zema tem 27% de rejeição, contra 56% de Anastasia. Não sabe são 4% para o candidato do Novo, contra 3% do que defende o PSDB.
O Datafolha ouviu 1.480 pessoas em 73 municípios entre 24 e 25 de outubro. O levantamento, contratado pela Folha e TV Globo, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número MG-04683/2018 e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando-se a margem de erro.