Os vereadores da Câmara Municipal de Dores de Campos aprovaram, por unanimidade, nesta terça-feira (30/05) a criação do Conselho Municipal de Proteção dos Animais, através de uma PL de autoria da Prefeitura, que também criou o Fundo Municipal de proteção dos Animais para gerir os recursos que serão utilizados no desenvolvimento das políticas públicas de defesa dos animais. Este Conselho tem objetivo de assessorar a própria Prefeitura na formulação de políticas públicas para dar condições necessárias para a defesa e preservação da vida, da dignidade e do bem-estar dos animais, além de protegê-los e defendê-los de maus-tratos, extermínio, sacrifício, abandono e outros tipos de crueldades cometidos à integridade, tanto para os animais doméstico ou de rua, que levem à convivência harmoniosa entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. Em breve, serão anunciados os membros deste Conselho.


Reunião sobre os animais de rua destacou que Canil não é a solução
Um Poder Público presente! Esta é a realidade de Dores de Campos, com uma bela atuação da Prefeitura e da Câmara Municipal em praticamente todos os segmentos e, em especial, no controle dos cachorros de rua, em parceria com a Associação dos Amigos dos Animais de Dores de Campos (AMADC). Na terça-feira (16/05) o presidente da Câmara, vereador Merson do Cassimiro (MDB), juntamente com os vereadores Cimerco (MDB), Agostinho da Darci (União Brasil), Lalinho do Toninho (União Brasil) e Elaine do Totone (União Brasil), debateram a situação com o prefeito Marcinho do Tica (MDB), com as representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Arlete Teixeira e Júlia Reis. Representando a Polícia Militar o sargento Mariano e o cabo Petrônio. A Audiência Pública foi conduzida pela presidente da AMADC, Soraya Belchior, e também foi aberta ao público, mas infelizmente a participação da população dorense foi bem abaixo da expectativa.
O vereador Agostinho da Darci (União Brasil) destacou que o momento exige ações mais eficazes, o presidente da Câmara, vereador Merson do Cassimiro (MDB) sugeriu uma fiscalização maior do Poder Público, o vereador Cimerco (MDB) destacou que o problema é grave e precisa ser encarado com seriedade. O prefeito Marcinho do Tica (MDB) revelou que na sua administração, entre janeiro de 2021 e maio deste ano, a Prefeitura já repassou R$ 68.056,47 para a Associação executar as suas ações e, principalmente, as castrações. Por sua vez, a presidente da AMADC, Soraya Belchior, enfatizou o valioso e importante apoio da Prefeitura, a boa vontade da Câmara Municipal, e destacou que apresentou uma sugestão de projeto de lei para a Prefeitura, e dentre vários fatores, ela citou a realização de um censo animal, o que facilitaria a identificação do próprio animal e de seus possíveis tutores, se for o caso. Ela também revelou, que canil não é a solução e a continuidade das castrações é o caminho certo e precisa ser intensificado para que o trabalho possa gerar resultados práticos. “Fizemos o nosso papel e estamos trabalhando para a solução. A Câmara Municipal nunca faltará a população dorense. O seu problema, é nosso problema”, destacou o organizador do evento, vereador Merson do Cassimiro (MDB).
Portal Dores de Campos Paixão por Dores de Campos!













Só uma pergunta!
Quando alguém for atacado por um cachorro, como socorri uma senhora idosa na quarta-feira na rua dos Freitas, e se não a socorresse o cachorro a teria mordido e talvez gravemente porque ele caiu no passeio ao assustar com o ataque, poderá recorrer a esse conselho? Porque várias pessoas foram chamadas na delegacia por denúncia, disseram que bateram em cachorros…e a cidade está infestada de cachorros de rua e muitos atacando a população.
Fica esse questionamento.