Os vereadores da Câmara Municipal de Dores de Campos aprovaram, por unanimidade, nesta terça-feira (30/05) a criação do Conselho Municipal de Proteção dos Animais, através de uma PL de autoria da Prefeitura, que também criou o Fundo Municipal de proteção dos Animais para gerir os recursos que serão utilizados no desenvolvimento das políticas públicas de defesa dos animais. Este Conselho tem objetivo de assessorar a própria Prefeitura na formulação de políticas públicas para dar condições necessárias para a defesa e preservação da vida, da dignidade e do bem-estar dos animais, além de protegê-los e defendê-los de maus-tratos, extermínio, sacrifício, abandono e outros tipos de crueldades cometidos à integridade, tanto para os animais doméstico ou de rua, que levem à convivência harmoniosa entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. Em breve, serão anunciados os membros deste Conselho.
Reunião sobre os animais de rua destacou que Canil não é a solução
Um Poder Público presente! Esta é a realidade de Dores de Campos, com uma bela atuação da Prefeitura e da Câmara Municipal em praticamente todos os segmentos e, em especial, no controle dos cachorros de rua, em parceria com a Associação dos Amigos dos Animais de Dores de Campos (AMADC). Na terça-feira (16/05) o presidente da Câmara, vereador Merson do Cassimiro (MDB), juntamente com os vereadores Cimerco (MDB), Agostinho da Darci (União Brasil), Lalinho do Toninho (União Brasil) e Elaine do Totone (União Brasil), debateram a situação com o prefeito Marcinho do Tica (MDB), com as representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Arlete Teixeira e Júlia Reis. Representando a Polícia Militar o sargento Mariano e o cabo Petrônio. A Audiência Pública foi conduzida pela presidente da AMADC, Soraya Belchior, e também foi aberta ao público, mas infelizmente a participação da população dorense foi bem abaixo da expectativa.
O vereador Agostinho da Darci (União Brasil) destacou que o momento exige ações mais eficazes, o presidente da Câmara, vereador Merson do Cassimiro (MDB) sugeriu uma fiscalização maior do Poder Público, o vereador Cimerco (MDB) destacou que o problema é grave e precisa ser encarado com seriedade. O prefeito Marcinho do Tica (MDB) revelou que na sua administração, entre janeiro de 2021 e maio deste ano, a Prefeitura já repassou R$ 68.056,47 para a Associação executar as suas ações e, principalmente, as castrações. Por sua vez, a presidente da AMADC, Soraya Belchior, enfatizou o valioso e importante apoio da Prefeitura, a boa vontade da Câmara Municipal, e destacou que apresentou uma sugestão de projeto de lei para a Prefeitura, e dentre vários fatores, ela citou a realização de um censo animal, o que facilitaria a identificação do próprio animal e de seus possíveis tutores, se for o caso. Ela também revelou, que canil não é a solução e a continuidade das castrações é o caminho certo e precisa ser intensificado para que o trabalho possa gerar resultados práticos. “Fizemos o nosso papel e estamos trabalhando para a solução. A Câmara Municipal nunca faltará a população dorense. O seu problema, é nosso problema”, destacou o organizador do evento, vereador Merson do Cassimiro (MDB).
Só uma pergunta!
Quando alguém for atacado por um cachorro, como socorri uma senhora idosa na quarta-feira na rua dos Freitas, e se não a socorresse o cachorro a teria mordido e talvez gravemente porque ele caiu no passeio ao assustar com o ataque, poderá recorrer a esse conselho? Porque várias pessoas foram chamadas na delegacia por denúncia, disseram que bateram em cachorros…e a cidade está infestada de cachorros de rua e muitos atacando a população.
Fica esse questionamento.