O administrador da Policlínica Municipal de Dores de Campos, o ex-vereador João Evangelista do Nascimento, o João do Emídio, revelou nesta quinta-feira (13/09) que a médica ginecologista, doutora Mônica Cristina, alegou problemas particulares e pediu licença sem vencimento do seu cargo, desta forma a Secretaria Municipal de Saúde precisou contratar em caráter de urgência, a doutora Kátia Maria para substituí-la. Diante deste cenário, a prioridade nos atendimentos são para as mulheres grávidas que estavam com o pré-natal interrompido. “A doutora Kátia faz os atendimentos em dois dias da semana. Ela sempre atende sete mulheres no primeiro, e oito no segundo, mas quando as pacientes informam que não poderão ir na consulta, a equipe da Policlínica faz contato com as mulheres que estão aguardando na fila. Mas neste primeiro momento, até que a situação se normalize, as grávidas tem a prioridade”, destacou João do Emídio.
Ele aproveitou para dizer, que a atual administração conseguiu acabar com as filas de espera dos setores de psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia, além de manter o atendimento médico de urgência e emergência 24 horas, que é todo custeado com recursos próprios da Prefeitura Municipal. João do Emídio destacou ainda, que os médicos especialistas seguem normalmente com os seus atendimentos, caso do doutor Cristiano Machado, da doutora Carmem Maria, do doutor Flavio Martins, do doutor Carlaile Boa Vida e do doutor Allan Carneiro com os exames de ultrassonografia, além do recém contratado, doutor Ricardo Frederico. Já o doutor André Brandão que pediu demissão no início deste mês, ainda não foi substituído.
Oxigênio
João do Emídio também comentou, que atualmente 15 dorenses estão fazendo o uso de oxigênio e todo o material é custeado gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde, o que representa uma despesa aproximada de R$ 3 mil por semana.
Protocolo de Manchester
Instituído pela administração passada na Policlínica Municipal, a atual gestão optou em suspender os atendimentos pelo Protocolo de Manchester. “Estava gerando muita confusão, mas é claro que os casos de urgência e emergência tem a total prioridade”, enfatizou.
Postos de Saúde
O administrador da Policlínica também destacou que os dorenses podem e devem procurar o atendimento médico nos Postos de Saúde. No bairro Paloma com a médica, doutora Samantha Jaqueline e na avenida Getúlio Vargas com a doutora Angela Brandão e o doutor Flavio Martins.