A sensibilidade nos dentes, também conhecida como hipersensibilidade dentária, afeta os dentes por causa da exposição de superfície de dentina. Isso ocorre quando o esmalte que protege os dentes se desgasta, ou quando uma restauração é removida, expondo a dentina. A sensibilidade dental afeta 57% da população.
Se respirar ar frio pela boca ou ingerir alimentos e bebidas quentes, frios, doces ou muito ácidos deixa seus dentes sensíveis ou doloridos, você pode ter sensibilidade nos dentes, que se desenvolve ao longo dos anos. Outras causas de sensibilidade também devem ser investigadas, como por exemplo, lesões cariosas, restaurações infiltradas ou fraturas dentárias.
Sensibilidade dentária é facilmente tratada quando se estabelece um correto diagnóstico para a causa. Esse diagnóstico é essencial para sucesso no tratamento. Existem algumas situações que agravam essa sensibilidade, como por exemplo ficar muito tempo sem escovar os dentes, ingestão de alimentos ácidos, força durante a escovação e hábitos nocivos como por exemplo o Bruxismo.
Visitas periódicas ao dentista são de extrema importância para prevenção de sensibilidade. Informar ao dentista possíveis fatores contribuintes ajuda no controle da sensibilidade. A avaliação clinica feita pelo dentista associado a exames radiográficos pode ajudar a tratar outros possíveis problemas causadores dessa sensibilidade, como presença de cáries interproximais (entre os dentes), desadaptações de restaurações e infiltrações de cárie sob restaurações.
Previna-se. Procure seu dentista regularmente. Procure se informar e tire todas as dúvidas com o profissional que cuida do seu sorriso
Saiba mais na Lmdentistas:
Ligue: (32) 3353 1424 ou (32) 99975 1424