“Canil é solução, se torna depósito de animais” destacou Soraya

Spread the love

Em entrevista concedida neste sábado(17/01), a presidente da Associação Amigos dos Animais de Dores de Campos (AMADC), Soraya Belchior, defendeu um novo olhar sobre as políticas públicas voltadas à causa animal e foi enfática ao afirmar que o canil não resolve o problema dos animais em situação de rua. Segundo Soraya, o modelo de canil acaba se tornando apenas um local de acúmulo de animais. “Canil é depósito de animais. Além disso, gera um custo altíssimo para as Prefeituras e não oferece retorno efetivo”, destacou.

Como alternativa, a presidente da AMADC se posiciona favorável à criação de abrigos temporários, com foco em ações responsáveis e contínuas. De acordo com ela, o trabalho deve ser baseado no método RCC: resgatar, cuidar e castrar, considerado mais eficiente para o controle populacional e o bem-estar animal. Soraya explicou ainda que a adoção responsável deve ser sempre priorizada. No entanto, quando não houver adotantes, os animais podem retornar às ruas de forma monitorada, já castrados e acompanhados. “Se conseguir adoção, ótimo. Se não, retorna para as ruas, mas monitorado”, concluiu.

A posição defendida por Soraya Belchior reforça a discussão em Dores de Campos sobre a adoção de políticas públicas mais eficientes para a causa animal, priorizando o controle populacional por meio da castração, o cuidado responsável e soluções que evitem o simples confinamento de animais, buscando resultados concretos e sustentáveis para o município.

Comentar

Seu email não será publicado. É necessário preencher os campos com * *

*