Moradores da Praça Cardoso e também da praça em frente à casa do Hely Goulart, no bairro Tigonga, relataram situações que têm causado preocupação. Recentemente foram encontrados alimentos e objetos como bicos, pirulitos, balas, bolo e refrigerantes deixados nos locais. Segundo relatos, uma mulher foi abordada na Praça Cardoso enquanto realizava um ritual. Ela explicou que estaria rezando pela alma do filho que faleceu.
Apesar da justificativa, o episódio chamou atenção porque os objetos deixados no espaço público acabam despertando a curiosidade de crianças que frequentam a praça. A comunidade destaca que a questão não se trata de intolerância religiosa, mas sim de uma preocupação com a segurança das crianças que podem entrar em contato com esses itens. Diante disso, fica o alerta especial para as mães e responsáveis, a fim de redobrar a atenção com os pequenos ao frequentarem essas praças.
O que são Erês?
Na Umbanda, Erês são espíritos infantis de grande pureza, alegria e inocência, que atuam como intermediários entre o mundo espiritual e o material, trazendo cura emocional, renovação e proteção para os fiéis. Representados como crianças espirituais, eles se manifestam de forma leve e descontraída, utilizando brinquedos e doces como oferendas. Os Erês também são ligados aos santos católicos Cosme e Damião, e sua energia traz esperança e ajuda a resolver dilemas.

cada um com suas loucuras