A Defesa Civil de Dores de Campos intensificou a fiscalização no Parque de Exposições, no bairro Paloma, e fixou cartazes proibindo o uso de cerol e linha chilena durante a prática de soltar pipas no local. A medida visa garantir a segurança da população, especialmente de crianças, motociclistas e pedestres que frequentam a área.
Segundo o comunicado, soltar pipa continua sendo uma atividade permitida e incentivada, desde que não haja o uso de materiais cortantes. Tanto o cerol — mistura de cola com vidro moído — quanto a linha chilena — ainda mais perigosa por conter pó de quartzo e óxido de alumínio — estão terminantemente proibidos por representarem sérios riscos de acidentes e ferimentos graves.
“A prática é legal, divertida e culturalmente forte entre as crianças e adolescentes, mas deve ser feita com responsabilidade. O cerol e a linha chilena podem causar acidentes graves, por isso estão proibidos”, informou o coordenador da Defesa Civil Luciano Martins.
A orientação é que a população respeite a norma e denuncie qualquer descumprimento. A ação faz parte das medidas preventivas do órgão e tem como foco principal a preservação da vida. O WhatsApp da Defesa Civil de Dores de Campos é (32) 99850-4066.
