Dores de Campos recebeu importante evento da justiça itinerante

Spread the love

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Prados, realizou, nesta quinta-feira (22/02) mais uma ação itinerante e, dessa vez o município atendido foi Dores de Campos. A iniciativa tem objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos ao Judiciário, aos serviços de cidadania e do sistema de Justiça. Durante o evento, o Cejusc realizou sete sessões de conciliação, celebrou cinco acordos e realizou 37 atendimentos de cidadania.

A coordenadora do Cejusc de Prados a juíza, doutora Tatiana de Moura Marinho, destacou a importância do evento para a comunidade: “A comarca de Prados tem como municípios Integrantes Prados e Dores de Campos. Grande parte das demandas da comarca são provenientes deste município de Dores de Campos onde, hoje, está acontecendo o evento Cejusc Itinerante. Foram ofertados diversos serviços à população dorense, facilitando o acesso, pelo moradores, a serviços como emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito, troca de titularidade de conta de energia elétrica, orientações sobre educação no trânsito com a Polícia Militar, serviços de saúde, inscrição em benefícios assistenciais, esclarecimentos sobre Projetos de Lei da Câmara Municipal; sessões de conciliação e atermação, com presença da Defensoria Pública, Assessoria Jurídica do Município e Ministério Público, entre outros. A presença do Cejusc Itinerante enaltece o nome do TJMG, reafirma a presença do Poder Judiciário na sociedade, viabilizando o acesso da população à justiça de forma célere e humanizada, visando ainda mais aproximar a cultura da pacificação social”, disse.

Na oportunidade, foram realizadas sessões de conciliação e atendimentos de cidadania, como forma de proporcionar a prestação de serviço público e de conhecer a realidade dos atendidos, compreendendo as dificuldades e barreiras que enfrentam, seja no âmbito individual, seja no âmbito comunitário. A dona Rejane Maria Elias de Souza e o senhor Armando do Nascimento aproveitaram o Cejusc Itinerante em Dores de Campos para realizar seu divórcio consensual e se alegraram com o atendimento. Ela descreveu o evento como: “Muito bom e muito tranquilo. Consegui resolver meu problema sem precisar pagar nada e agora só preciso passar no cartório. Glória a Deus!”, disse. O senhor Armando também elogiou a ação: “Foi ótimo. O deslocamento foi prático. O evento foi muito bem pensado. Saí bem satisfeito”, disse.

O ex- casal Carolaine da Silva Almeida e Robson José Coimbra estiveram presentes no evento para realizar seu divórcio consensual e se disseram muito satisfeitos com o serviço. Para Robson “O serviço foi muito rápido e eficiente e deveria acontecer mais vezes por ano”, disse. Por meio do Cejusc Itinerante, o TJMG prestou atendimento e ofereceu serviços como emissão de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, serviços do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e da Secretaria de Assistência Social, atermação de demandas, esclarecimentos jurídicos, atendimento nutricional e psicológico, aferição de pressão arterial e medição de glicose, agendamentos para emissão de carteira de identidade e título de eleitor, cadastramento para participação em casamento comunitário, círculo restaurativo para idosos, palestra sobre cidadania, palestra sobre educação no trânsito, atendimento da CEMIG, esclarecimentos sobre projetos de lei municipais, entre outros.

Além do TJMG, foram parceiros neste evento a Prefeitura Municipal de Dores de Campos, a Câmara Municipal de Dores de Campos, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Dores de Campos, a CEMIG, o Cartório de Registro Civil de Dores de Campos, o Recivil, Assessoria Jurídica do Município, a rádio Atrativa 94.3 FM, O Portal Dores de Campos, a Escola Municipal Randolfo Teixeira, a Escola Estadual Duque de Caxias e diversos voluntários locais.

Com informações e foto: AGIN/TJMG

Juíza da Comarca de Prados,, doutora Tatiana de Moura Marinho

Comentar

Seu email não será publicado. É necessário preencher os campos com * *

*