Na tarde desta sexta-feira (14/04) o prefeito Marcinho do Tica (MDB) se reuniu com o sargento Josué, e com a secretária municipal de educação, Carina Aparecida de Andrade Neide, para tratar de importantes assuntos relacionados a segurança nas escolas de Dores de Campos. Antes, na quinta-feira (13/04) o prefeito já havia se encontrado com o diretor da Escola estadual Duque de Caxias, professor Silas Freitas, que protocolou um ofício pedindo um apoio extra da Prefeitura na segurança escolar. “Estamos trabalhando muito na educação e não mediremos esforços para garantir a segurança de nossos alunos, professores e demais servidores nas escolas de Dores de Campos”, garantiu o prefeito.
Reunião com diretor do Duque
Nesta quinta-feira (13/04) o diretor da Escola Estadual Duque de Caxias, professor Silas Freitas, protocolou um Ofício ao prefeito Marcinho do Tica (MDB) solicitando uma ajuda extra na segurança da escola, conforme o ofício que publicamos abaixo:
Acesso restrito no Duque de Caxias e quadra interditada
O diretor da Escola Estadual Duque de Caxias, professor Silas Freitas, revelou para a nossa reportagem na manhã desta quarta-feira (12/04) que a escola está restringindo o acesso de pessoas, que não sejam alunos ou funcionários. Ele também adiantou que por questões de segurança, a quadra da escola também está interditada. Nas próximas horas, o diretor irá protocolar um ofício na Prefeitura Municipal de Dores de Campos, solicitando um apoio extra na segurança.
Duque emitiu Nota de Esclarecimento
Na noite desta segunda-feira (10/04), poucas horas após a nossa reportagem ser postada, o diretor da Escola Estadual Duque de Caxias, professor Silas Freitas, confirmou que um aluno, diante de tamanha repercussão, procurou a direção e confirmou ser o autor da frase que tanto assustou a comunidade escolar. O que comprova a importância de um JORNALISMO SÉRIO E PROFISSIONAL. A sua identidade será mantida em sigilo, mas o caso será julgado pelo Colegiado Escolar.
Entenda:
“Pais e alunos estão com medo, na verdade estão apavorados”, destacaram algumas pessoas que procuraram a nossa reportagem nesta segunda-feira (10/04) para falar sobre uma ameaça escrita em um dos banheiros da Escola Estadual Duque de Caxias: “Vou fazer um massacre no dia 25/04”. De forma oficial, a direção da escola ainda não se manifestou, mas a nossa reportagem apurou que o caso já está na Polícia Militar, Polícia Civil e também no Ministério Público, além da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de São João del-rei. “O Silas é um grande diretor e tem trabalhado para acalmar a comunidade, sabemos que ele está atuando diretamente nesta situação, junto as forças de segurança e ao promotor em Prados. Mas o clima ficou pesado”, revelou uma mãe.
Não se sabe se realmente é uma ameaça ou uma brincadeira de péssimo gosto, o popular terrorismo, mas o caso já está sendo investigado e a expectativa é que os responsáveis sejam identificados e punidos. Também nesta segunda-feira (10/04) a Polícia Militar lançou de forma oficial, a Operação de Proteção Escolar. A nova ação, de natureza preventiva, antecipa a articulação entre polícia e comunidade, e tem intenção de ampliar e fortalecer a rede de proteção às unidades de ensino públicas e privadas nos 853 municípios mineiros. A iniciativa é uma resposta preventiva do Governo de Minas à onda de violência sofrida por escolas de São Paulo e Santa Catarina.