Spread the love
Espetacular! Esta é a melhor definição para o resgate da história de Dores de Campos com a criação do Memorial do Tropeiro inaugurado na manhã deste sábado (25) pelo prefeito Marcílio Cotta (MDB) no Espaço Cultural da Figueira Encantada. O evento também contou com a presença do vice-prefeito Aguinaldo do Lado (MDB), da presidente da Câmara, vereadora Soninha do Caxambu (MDB) e dos vereadores Cimerco (MDB) e Cássius do Totinho (MDB), além do ex-vereador Marcelo do Tiro (DEM), autor da Lei Municipal que criou o Dia do Tropeiro em Dores de Campos, com o objetivo de preservar a história do município, que nasceu com a prática do tropeirismo.
Eu, como Dorense, filho de tropeiro e autor do livro Saga dos tropeiros da terra da figueira encantada, estou orgulhoso de minha cidade.
Uma cidade que cresceu em uma mesa de seleiro e nos cascos dos animais sendo guiado por um tropeiro.
As selas de Dores de Campos foram transportadas por todo Brasil, dado pelo marco inicial desses bandeirantes chamados de tropeiros.
Heróis humildes e corajosos que possuíam uma fortaleza em seu peito com muito amor a sua cidade, suas famílias e acima de tudo fé na vida.
Tropeirar, dormir em um rancho, fazer seu próprio alimento, enfrentando as intempéries do tempo. Seleiros e tropeiros foram nossos bisavós, nossos avós e nossos pais.
Homens fortes que realmente foram reconhecidos com um memorial que é lindo!
Agora temos o dever e a obrigação, como cidadãos, de conservá-lo.
Muitos prefeitos passaram pela cidade, a história já existia, mas foi você, Marcílio Tadeu Teixeira Cotta, que ficará na história dos tropeiros de Dores de Campos.
Obrigado, Muita gratidão a você, com lágrimas nos olhos.
Muito obrigado pelas palavras, Sr José Vicente. Comentários como este me da mais forças para seguir em frente e lutar pelo povo de minha cidade! Obrigado novamente e grande abraço.
Parabens prefeito Marcílio!o senhor e o Aguinaldo ficarão na história com essa homenagem aos dorenses…
Parabéns Prefeito Marcílio, Vice Prefeito Agnaldo, ao Conselho de Patrimônio, através de sua Presidente Paula, aos vereadores e a todos os demais que fizeram essa belíssima ideia sair do papel e da vontade, e agora se tornar realidade! Como neto de tropeiro, sempre ouvi as histórias contadas pelo meu avô (PAI) Ieié e minha avó (MÃE) Marly, com muita bravura, coragem e entusiasmo dessa época em que uma palavra era tudo de mais importante que uma pessoa poderia ter. Era uma época em que as pessoas viviam com uma enorme dificuldade imposta pela vida dura que tinham, mas que a simplicidade e a humildade faziam dessas pessoas as mais felizes da face da terra. Aprendi desde novo, que a verdadeira felicidade está nas pequenas coisas e nos mínimos detalhes que às vezes passam desapercebidos ou que nós não conseguimos perceber. Portanto, meus sinceros agradecimentos a essa administração, que com simplicidade e humildade trouxe a toda população dorense um presente que ficará marcado na história como uma lembrança eterna a todos aqueles que deixaram suas famílias e ficavam 6, 8 até 12 meses longe de casa, de seus familiares, da sua terra natal. Mas que sempre voltavam para sua terra e de braços abertos para suas esposas, filhos e pais que ficavam aflitos, morrendo de saudades, mas com aquela esperança e fé em Deus que no dia do reencontro todos ficariam juntos e felizes até a próxima partida! Orgulho de ser dorense e neto (FILHO) de tropeiro.