A Diocese de São João Del Rei, da qual está a Paróquia de Nossa Senhora das Dores, por intermédio do bispo diocesano, Dom José Eudes Nascimento, juntamente com o Vigário Geral, padre Geraldo Magela, emitiram nesta terça-feira (26) uma circular com novas orientações litúrgicas para a solenidade de Corpus Christi, no próximo dia 11 de Junho. Em decorrência da pandemia de coronavírus, a Diocese recomenda que “em virtude da procissão do Santíssimo ser parte integrante da liturgia da Solenidade de Corpus Christi, em cada cidade, faça-se uma procissão motorizada com o Santíssimo Sacramento e na chegada da procissão, no interior da Igreja, seja dada a Bênção.
ORIENTAÇÕES LITÚRGICAS PARA A SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI
São João del-Rei, 26 de maio de 2020
“Eu sou o pão vivo que desceu do céu, se alguém come deste pão viverá eternamente”. (Jo 6, 51)
Senhores Párocos e Administradores Paroquiais,
Paz e Bênção no Senhor!
Considerando a situação da pandemia do COVID-19, para promover a vida e a comunhão em nossa Igreja Particular, servimo-nos do presente para oferecer aos senhores orientações a respeito da Solenidade de Corpus Christi.
Que seja celebrada na Igreja Catedral e em cada Igreja Matriz a Missa, sem participação do povo e transmitida pelas mídias sociais.
Em virtude da procissão do Santíssimo ser parte integrante da liturgia da Solenidade de Corpus Christi, em cada cidade, faça-se uma procissão motorizada com o Santíssimo Sacramento.
Na chegada da procissão, no interior da Igreja, seja dada a Bênção com o Santíssimo Sacramento.
Acerca da procissão pedimos atenção para as seguintes normas:
- Nas cidades que contam com mais de uma Paróquia (São João del-Rei, Lavras e Barroso) haja uma única procissão.
- Não sejam dadas as tradicionais Bênçãos ao longo do percurso, exceto, em frente aos hospitais, evitando assim aglomerações.
- O cortejo deverá ser composto por três veículos somente: o carro andor com o Santíssimo Sacramento, um carro de som e um terceiro veículo destinado a recolher doações dos fiéis em benefício dos mais carentes.
- Incentive-se as pessoas a fazerem suas doações de gêneros alimentícios e material de limpeza e higiene.
- Motive-se os grupos de jovens a se encarregarem deste gesto caritativo, como a motivação do povo e o recolhimento das doações ao longo do trajeto.
- Que as Pastorais Sociais e movimentos afins se encarreguem da distribuição criteriosa das doações.
- Nas cidades onde houver, da parte das autoridades municipais, proibições a movimentações desta natureza, que o pároco acate as orientações em vigor.
Aproveitamos o ensejo para comunicar que no próximo dia 30 de maio, às 09:30h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar celebraremos a Missa do Crisma. Participarão desta celebração os Vigários Forâneos representando todo o clero. A Celebração será transmitida pela TV Campos de Minas, Rádio Emboabas FM 92,7 + Informação, Rádio São João del-Rei-AM, mídias sociais da Catedral (YouTube e Facebook) e YouTube da diocese.
Pedimos aos senhores que divulguem e compartilhem a transmissão desta celebração que é a Missa da Unidade através da mídias paroquiais, a fim de que, ainda que de modo virtual, estejamos unidos.
Lembramos que estamos em comunhão com as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Regional Leste 2 e que as orientações anteriores emanadas desta diocese permanecem em vigor. Supliquemos ao nosso Deus, Senhor da vida, que pela intercessão de Nossa Senhora do Pilar e do Glorioso Mártir São Sebastião nos ajude a promover a vida neste tempo de Pandemia e nos livre deste terrível mal.