Sirlene Aliane homenageia a Dona Maria José da Toca de Assis

Spread the love

A história de Dona Maria José Elias é tão simples como a de muitas Marias brasileiras. Nascida em Dores de Campos no dia 11 de outubro de 1958, filha de Geraldo Lucindo Elias e Xista Leandro. Desde criança ajudava sua mãe nas lidas domésticas com alegria, disposição e humildade. Foi criada em uma família simples, mas nunca deixou que a tristeza embalasse sua vida. Na sua mocidade casou-se com Antônio Tadeu Elias e no início do casamento sofreu muito com o alcoolismo do marido e as incompreensões advindas de sua caridade com o próximo. Antes de ser a Maria José da Toca, trazia os mendigos para sua casa e alimentava-os. Nesse tempo já tinha os filhos Leandro Eustáquio Elias, Patrícia Trindade Elias (In memorian) e Rodrigo Geraldo Elias, que foram criados dentro desse clima de amor ao próximo, na intenção de serem pessoas do bem.

Na preocupação com os desvalidos sua fama tornou-se conhecida na cidade e sua casa não tinha espaço para acomodar todos os necessitados da cidade e de outros recantos do Brasil. Nessa luta pela ajuda aos desvalidos aliou-se ao jovem Eduardo Henrique Aliani Teixeira, ao marido Antônio, que, atualmente, a apoia. Com o aumento do expediente foi o Movimento Toca de Assis e um local, sob a casa de Dona Viroca, na Rua Nova, para acolher esses desvalidos. Apesar dos poucos recursos financeiros começa a servir, diariamente, uma sopa, rica em nutrientes, a isso pede donativos à comunidade.

Mas com o tempo o anseio de ajudar tornou-se mais intenso, devido à crescente demanda consegue o empréstimo da casa do finado “Antônio Arruda”, que atualmente pertence ao seu neto Marcelo Arruda. Devido ao tamanho da nova casa pôde abrigar mais internos, que se alimentam, dormem e trabalham no cultivo de uma horta comunitária, quando todas as hortaliças são vendidas para a comunidade. A casa tem o clima de harmonia e simplicidade, própria dos lares onde reina o amor.

Dona Maria José é um exemplo que deve ser seguido por todos, pois personifica as verdadeiras palavras bíblicas de Jesus “Doar o pouco que tem aos pobres”, tal qual a pobre viúva, que deu os últimos tostões como esmola na igreja. A emblemática Maria José também reza o terço no mês de outubro dedicado a Nossa Senhora Aparecida e diversas guloseimas. Nessa ocasião comemora com as crianças, seu aniversário. Gostaria de finalizar dizendo que nossa querida figura dorense, perdeu sua filha Patrícia de maneira trágica, mas nunca perdeu a fé em Deus. Atualmente cuida de sua neta Marina Aparecida Elias da Silva, com todo cuidado de uma mãe, com um cuidado de Maria.

001

“Que todos os dorenses sigam o exemplo da grande Maria José em sua vida cotidiana”

Por Sirlene Aliane (Pastoral da Comunicação – PASCOM)

Ofertas do Supermercado Dorense

Ofertas da Drogaria Americana

 

Comentar

Seu email não será publicado. É necessário preencher os campos com * *

*