Na tarde desta sexta-feira (17/02) o presidente da Câmara Municipal, vereador Bal do Carlos Heleno (PT), acompanhado pela vereadora Soninha do Caxambu (PMDB), visitaram as instalações da Usina de Triagem e Compostagem de Lixo (UTC), as margens da rodovia Dores de Campos/Barroso. Na oportunidade, eles se reuniram com a gestora ambiental, Tamara Souza Moraes, que apresentou todo o trabalho que está sendo realizado desde o dia primeiro de janeiro. Na oportunidade, os vereadores tiveram acesso à licença de operação ambiental da Usina, válida até o dia 10 de julho de 2018. O documento é assinado pelo superintendente de regularização ambiental da zona da mata, Leonardo Sorbliny Schuchter.
Os vereadores ficaram admirados com o grande trabalho que está realizando na UTC. Também nesta sexta-feira (17/02), o vereador Agostinho da Darci (DEM) esteve na Usina fiscalizando o serviço, conforme informou a gestora ambiental. “Desde o início do ano, o vereador já esteve aqui duas vezes e aproveitou para sanar algumas dúvidas sobre o trabalho que estamos realizando”, destacou. O líder dos Democratas, também postou em uma rede social, um lixo que teria sido abandonado no antigo lixão, fazendo com que o presidente Bal (PT) e a vereadora Soninha (PMDB) também visitassem o local. “Quando a gente foi no antigo lixão, estava tudo limpo, mas temos a informação que algumas pessoas estão jogando sacos de lixo lá. Passamos o problema para a Prefeitura”, destacaram.
Prefeitura acionou Polícia do Meio Ambiente
Em contato com o prefeito Marcílio Cotta (PMDB), ele informou que por dia, a Prefeitura está recolhendo cerca de seis toneladas de lixo doméstico. Ele também informou, que a Prefeitura deverá instalar câmeras de segurança na área do antigo lixão, para evitar que algumas pessoas possam jogar lixo no local, o que configura crime ambiental. “Já estamos estudando a instalação das câmeras de segurança para monitorar o antigo lixão. Estamos realizando um trabalho muito sério na Usina e não podemos aceitar este tipo de vandalismo ecológico”, destacou o prefeito, que também já repassou o caso para a Polícia do Meio Ambiente.
Vereadores observam a licença de operação ambiental da Usina de Dores de Campos
Vereadores visitando o antigo lixão de Dores de Campos
Parabéns vereador Agostinho…..bastou a sua denuncia para q os demais tomassem medidas cabiveis…….