Funcionários da empresa Verde Renova, responsável pela coleta do lixo e também pela operação da Usina de Triagem e Compostagem (UTC), começaram uma greve na manhã desta sexta-feira (14/10), em razão do atraso no pagamento do salário. Dois funcionários fizeram contato com a nossa reportagem, e confirmaram que o pagamento que deveria ter sido quitado no último dia 10, ainda não foi pago. “Estamos com as latas vazias. O patrão disse que o pagamento só será liberado no dia 18”, afirmaram.
Os funcionários paralisaram as suas atividades na busca de uma solução imediata para o problema. A nossa reportagem tentou contato telefônico com os responsáveis pela empresa, mas as ligações não foram completadas, desta forma enviados um e-mail solicitando a versão da Verde Renova para o caso.
A Verde Renova, empresa com sede em Caxambu, no Sul de Minas, começou a trabalhar em Dores de Campos no dia 31 de agosto de 2014, quando a Prefeitura terceirizou a coleta e a operação da UTC. Naquele ano, a empresa recebeu R$ 148 mil, valor correspondente aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. No mês de janeiro deste ano, através de um processo licitatório, a empresa acertou um contrato pelo período de doze meses, no valor total de R$ 480 mil.
O vereador Agostinho da Darci (DEM) informou para a nossa reportagem, que irá acionar o prefeito Toninho do Ninico (DEM) para que o caso possa ser resolvido o mais rápido possível. “O lixo está acumulando. Se a greve continuar a cidade ficará um caos”, afirmou.
Empresa manifestou
Uma funcionária da Verde Renova, contactou a nossa reportagem, por volta das 10h30, reconhecendo o “pequeno” atraso no pagamento, e informando que funcionários de outras filiais estarão no período da tarde, em Dores de Campos, para realizarem a coleta.
A empresa também respondeu ao e-mail enviado pela nossa reportagem. Na oportunidade, observamos que a Prefeitura de Dores de Campos também teria atrasado o repasse mensal pelos serviços prestados da Verde Renova e parte do dinheiro foi depositado nesta sexta-feira (14/10).
Através do nosso Whatsapp (32) 99162 7812, a Verde Renova enviou uma mensagem às 13h03, informando que o pagamento dos funcionários já havia sido regularizado.
A esquina da Juvencio Silva com a FranciscoCardoso de Melo virou depósito de lixo. Além dos cachorros revirarem o lixo, também tem pessoas que fazem o mesmo. A questão é que quem limpa toda essa sujeira é minha mãe, uma idosa de 74 anos. Pergunto: “Isso é justo”?
Todo trabalhador tem o direito a fazer grave por melhores condições e atraso salarial ,porém fazer greve por um salario que deveria ter sido quitado no dia 10 outubro , ainda não foi pago até o dia 13,isso é 3 dias de atraso.parece no minimo precipitado