Jornal O Tempo: Zema consolida chances de vencer no 1º turno

Spread the love

A última edição da pesquisa DATATEMPO do jornal O Tempo publicada nesta segunda-feira (25), aponta que quase metade da população de Minas Gerais 48,3%, pretende votar no governador Romeu Zema (Novo) na próxima eleição. Quando considerados apenas os votos válidos, as intenções de voto sobem para 61,2%, o que significa uma vitória do atual governador já no primeiro turno. Principal concorrente de Zema, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), tem 23,2%. Nos votos válidos, o percentual dele é de 29,3%. Os números são da pesquisa estimulada, quando uma lista com os nomes dos candidatos é apresentada aos entrevistados. 

Caso o atual governador de fato vença no primeiro turno, ele estará retomando a tendência dos últimos 20 anos na política mineira: desde 2002, todos os governadores – Aécio Neves (PSDB), Antonio Anastasia, então no PSDB, e Fernando Pimentel (PT) – foram eleitos já na primeira apuração. A exceção foi justamente Zema, que surpreendeu em 2018 ao crescer na reta final da campanha e ir para o segundo turno contra Anastasia.

Outros quatro candidatos estão tecnicamente empatados em terceiro lugar: Carlos Viana (PL) tem 3,7%; Renata Regina (PCB), 1,8%; Marcus Pestana (PSDB), 1,2%; e Lorene Figueiredo (PSOL), 0,8%. Não souberam ou não responderam 11,2%; 9,8% dos entrevistados disseram que votariam em branco, nulo ou em ninguém. 

A pesquisa DATATEMPO foi realizada pelo instituto com recursos próprios. Os dados foram coletados entre 15 e 20 de julho de 2022. Foram realizadas 2.000 entrevistas domiciliares. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada sob os protocolos TSE BR-08880/2022 e TRE MG-08733/2022.

Comentar

Seu email não será publicado. É necessário preencher os campos com * *

*